Como socorrer uma vítima de epilepsia


medium_5651261130

Devemos estar sempre prontos para as situações mais adversas e dependentes de nossas atitudes para ajudar ás pessoas que necessitem de auxílio com relação á saúde. Entre os casos mais comuns e complexos que permeiam nossa sociedade está à epilepsia, uma desordem neurológica que precisa ser controlada com medicamentos específicos, pois a cura é praticamente impossível.

Entenda agora as características, reações e como proceder para auxiliar uma pessoa que sofre com este problema em casos de ataques epiléticos.

Epilepsia: Causas e Manifestações

A epilepsia é um problema neurológico, que costuma durar poucos minutos até ser controlada. Ela surge no indivíduo através de alguns sintomas corporais, como convulsões e crises de ausência, levando o paciente á perda do controle de seus movimentos e ações.

8164183162 e7428dd4cb Como socorrer uma vítima de epilepsia

Via Flickr

As causas da epilepsia vão desde a formação do feto até mesmo as atividades diárias que envolvam diretamente a capacidade mental para serem realizadas. Traumatismo craniano, utilização de medicamentos, AVC e a má formação cerebral são causas naturais da epilepsia que ainda pode ocorrer pela má qualidade do sono, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse e o excesso de luminosidade e sons transmitidos diretamente ao indivíduo (televisão, videogames, computador, etc).

Uma crise convulsiva costuma surgir entre os primeiros treze anos de vida. Se ocorrer antes deste tempo, o problema pode estar ligado diretamente á má formação cerebral, sendo necessário o tratamento acompanhado e contínuo junto á uma equipe médica. Após a fase adulta, as crises e convulsões ocorrem com mais freqüência e podem tornar-se mais agudas caso não sejam tratadas e evitadas de acordo com as informações listadas acima.

Sintomas e Tratamento

O paciente com epilepsia sente nos momentos de crise perda da consciência, falta de foco, atenção fraca ou mínima e movimenta-se freneticamente sem controle e de forma descompassada. Estes sintomas perduram por até cinco minutos nos casos mais comuns, podendo exceder este tempo nas situações mais agudas e graves da doença.

O tratamento é iniciado logo após o diagnóstico, feito através de tomografias, ressonâncias magnéticas e eletroencefalogramas que identificarão o grau e a ocorrência da doença na vida do paciente. Um médico irá receitar remédios anticonvulsivantes que auxiliarão no controle da epilepsia, para que as crises e convulsões sejam diminuídas ou extintas do dia-a-dia de quem sofre com o problema.

6081306690 877c687082 Como socorrer uma vítima de epilepsia

Via Flickr

Se a utilização de medicamentos não surtir efeitos positivos ao paciente, a melhor solução será a realização de uma cirurgia, pois o problema já estará fora do controle da medicina manipulada.

Como socorrer uma vítima com epilepsia

Proceda da seguinte maneira para oferecer os primeiros socorros á uma vítima de ataques e convulsões epiléticas:

  1. Tente deitá-la sobre uma superfície macia, coberta e coloque um travesseiro embaixo de sua cabeça. Livre-a de roupas apertadas, desabotoe sua camisa, abra o cinto e retire acessórios que como relógios, brincos e óculos. Se a vítima estiver de gravatas, retire-a imediatamente.
  2. Mantenha a vítima deitada com a barriga voltada para cima ou em posição lateral. Se estiver soltando líquidos constantes, vire a cabeça da mesma para o lado e mantenha-a assim evitando que engasgue ou apresente refluxo.
  3. Deixe o ambiente livre de objetos perigosos e mobílias que possam ser manipuladas pela vítima de epilepsia ou lhe apresentem riscos, causando-lhe cortes e hematomas pelo corpo. Com movimentos frenéticos e sem consciência, o indivíduo nesta situação pode tentar contra a própria vida e a vida de outras pessoas.

Importante

Jamais dê de beber ou comer á uma vítima de epilepsia, não banhe seu corpo e nem tente reprimir seus movimentos. Faça estes primeiros procedimentos e entre em contato com o corpo de bombeiros através do número 193 e contate o pronto socorro mais próximo urgentemente.

Boa Sorte!