Como soltar pipas


800px-Kite_at_Morecambe_Kite_Festival

Soltar pipa está na lista das brincadeiras mais antigas do mundo e dificilmente é possível encontrar uma criança que nunca se divertiu com esse tipo de atividade. Uma linha nas mãos e muita imaginação permitem que a criançada e que também os adultos façam verdadeiros malabarismos no céu e deixem a pipa assumir vida própria em brincadeiras que enriquecem o imaginário de liberdade.

450px Rokkaku F550x450 Como soltar pipasWikimedia Commons

Em algumas regiões a pipa também é conhecida como “papagaio”, mas se trata da mesma coisa, apenas o nome muda e a brincadeira continua a mesma.

Aprenda aqui como soltar pipa, além de descobrir todas as medidas de segurança para que a brincadeira não acabe com nenhum tipo de problema.

As pipas são feitas do quê?

  • Basicamente, uma pipa é composta de papel, normalmente o de seda que é mais leve, e de varetas de madeira;
  • A graça das pipas são os jogos de cores, imagens e os tamanhos que podem ser variados.

800px Kites Workshop F550x450 Como soltar pipasWikimedia Commons

Como soltar pipa

  1. Fique em um espaço livre e nunca solte pipas em locais que possuem fios de energia ou outros tipos de cabo de força, muito menos em ruas movimentadas ou avenidas;
  2. O local deve ser livre para que você e nenhuma outra pessoa corram qualquer tipo de risco;
  3. Fique de costas para o vento, de maneira a administrar a sua linha e orienta-la para os melhores ângulos;
  4. Deixe um pouco da sua linha fora do carretel da pipa, mas tomando cuidado para que ela não embole;
  5. Na medida em que a pipa começar a puxar, você deve ir liberando mais linha até que a pipa comece a flutuar no céu;
  6. Se você desejar que a sua pipa desça é necessário puxar a sua linha para baixo e se desejar que ela se mova é necessário puxar a linha para baixo, tremendo a mão e deixando-a mole, e então ir para o lado desejado;
  7. Para fazer a pipa subir, basta puxa-la rapidamente.

Octopus.kite F550x450 Como soltar pipasWikimedia Commons

Cuidados

  • Nunca compre pipas com linhas metalizadas ou feitas de cerol, pois elas podem matar as pessoas; e não pense que essa palavra é forte demais, afinal temos no Brasil muitos casos de mortes por cortes realizados com cerol. E quem for responsável por esse tipo de linha, que é proibida no país, pode responder criminalmente pelos seus atos;

  • Não solte pipas em dias de chuva, pois os relâmpagos podem liberar descargas elétricas que serão concentradas na sua linha, podendo causar diversos tipos de choques e até mesmo a morte;
  • Lembre que pipa deve ser solta em campos livres, ruas longes de fios e antenas e jamais em lugares movimentados, pois ciclistas, pedestres e motociclistas podem ser surpreendidos com a linha e você pode causar diversos acidentes.

800px Quadratflachdrachen 3 F550x450 Como soltar pipasWikimedia Commons

 Aviso

  • Soltar pipa é uma brincadeira bem divertida, desde que você haja sempre com responsabilidade e lembre-se que todo o cuidado é pouco, principalmente quando há riscos de causar danos para outras pessoas.

Seja responsável e divirta-se muito soltando as suas pipas, pois quando a brincadeira é feita de maneira consciente tudo fica melhor.

(Imagem destacada: Wikimedia Commons)