Como surgiu o carnaval: história da maior festa brasileira


medium_3028407310

O Brasil é conhecido no mundo inteiro como o país que tem o carnaval mais alegre e grandioso do planeta, mas você sabia que apesar da fama o carnaval não surgiu em território brasileiro?

O carnaval é uma das festas mais antigas do mundo, com origem documentada em meadas dos anos 600 a.c na Grécia antiga. Os gregos utilizavam da festa para prestar agradecimentos aos deuses que na crença popular eram os responsáveis pela fertilidade dos solos de produção.

Na Antiga Roma, o carnaval durava de 17 a 23 de dezembro e o período era marcado por grandes festas cheias de bebidas, comidas e reuniões de pessoas em busca do prazer que era liberado sem julgamentos morais durante o período. O comércio era interrompido durante a data e as praças e casas se espalhavam de alegria. Os escravos da época ganhavam libertação para também aproveitar o carnaval.

No ano de 590 d.c a Igreja Católica, adotou a festa como uma comemoração religiosa que significava o “adeus á carne” que em latim se escrevia “carne vale”, dando origem assim ao nome da festa como conhecemos hoje.

medium 5775440232 Como surgiu o carnaval: história da maior festa brasileira

Via Flickr

Na Igreja Católica a festa passou a adotar o sentido de um tipo de preparação para os fieis começarem a fazer a Quaresma que tem início na quarta de cinzas, datada após o carnaval. Assim os fieis poderiam ter três dias liberados para diversão e alimentação livre, até o dia de começar a praticar as privações e penitências da Quaresma.

No Renascimento, os grandes acontecimentos dos carnavais eram os elegantes bailes de máscaras que são lembrados até os dias de hoje. Fantasias ricas, cheias de detalhes e carros alegóricos começaram a ser incorporados à festa, começando a dar origem ao estilo que conhecemos nos dias atuais.

O carnaval com estilo moderno composto de fantasias e desfiles especiais, teve origem no século 19, na sociedade vitoriana. Paris, foi uma das grandes divulgadoras do novo estilo de comemoração para o mundo, e assim cidades como Toronto, Nova Orleans, e a brasileiríssima Rio de Janeiro começaram a se inspirar para criar as suas próprias festas.

Mas quem se inspirou no início, passou a ser destaque e motivos de inspiração, e esse é o caso do Rio de Janeiro que criou um carnaval único com escolas de samba que foi copiado posteriormente por cidades brasileiras como São Paulo e até cidades do outro lado do mundo como Tóquio.

O estilo carioca de fazer carnaval foi tão marcante que ganhou uma menção no Guinness Book com o título de maior carnaval do mundo.

medium 98939138 Como surgiu o carnaval: história da maior festa brasileira

Via Flickr

Hoje cada carnaval tem o seu jeito, apesar das semelhanças, a beleza de brincar no carnaval é conhecer novos costumes e as maneiras que o povo incorporou a festa à sua cultura. O Brasil por exemplo, é misto de diversos estilos com o axé da Bahia, o samba do Rio, o frevo do Nordeste, entre outros carnavais cheios de alegria famosos em todo o mundo.

Faça parte da história e comente tudo sobre o carnaval que marcou historia para você. Sua opinião é muito importante para nós e para todos os leitores.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post