Como surgiu o telefone


3055092687_9d62a1f28e

Alexander Graham Bell é reconhecido mundialmente como o inventor do telefone em 1875. Alexander morava nos Estados Unidos, mas era imigrante escocês,  professor de surdos mudos e sempre fazia experiências com telégrafo harmônico e formas de comunicação. A invenção foi patenteada no ano seguinte (1876), ano que também ocorreu a  primeira transmissão elétrica oficial através de aparelho recém-inventado para esse fim.

Os primeiros telefones eram grandes e a parte que se usa para ouvir e falar eram separados, com uma mão se segurava a parte em que se ouvia quem estava do outro lado e com a outra mão se segurava a parte em que usavam para falar e assim transmitir a mensagem.

7670203300 8aea31d168 Como surgiu o telefonezigazou76/Flickr

Naquela época e por alguns séculos seguintes, existia “a telefonista”, que intermediava as ligações, ou seja, quem queria telefonar para alguém, não era como hoje, só pegar o aparelho e discar o número, mas ao tirar o telefone do gancho, a pessoa já tinha contato com uma telefonista, que era quem discava o número de quem a pessoa queria falar.

O telefone foi uma das maiores invenções que marcou época, mudou a vida da humanidade para melhor e eternizou o nome do seu criador. Contudo naquela época imaginar que um dia seria possível ter telefone sem fio ou celular era algo surreal, pois se acreditava que poder falar com outra pessoa estando ela em outra localidade já era o cúmulo da evolução e progresso.

2698666216 4010fb6e99 Como surgiu o telefoneesparta/Flickr

Mas os séculos seguintes à invenção do telefone, a tecnologia avançou e modernizou essa importante ferramenta de comunicação e logo foram surgindo modelos inusitados, aparelhos sem fio com o tempo os telefonistas já era desnecessária e século após século o telefone só evoluiu até que no século XX, surgiu então o celular, um sistema de comunicação via rádio, que fora criado para que qualquer pessoa em viagem ou em lugar de difícil acesso não ficasse sem comunicação, mas no início o sinal era de baixíssima qualidade e muito limitados, se comparando com os dias atuais.

A evolução tecnológica não parou por aí, pois a procura por esse tipo de telefone fez surgir a  Telefonia Móvel Celular.
Conhecida no século XX e desenvolvida a partir de 1947 nos EUA pelo Laboratório Bell, o uso do telefone celular espalhou-se pelo mundo, podendo ser adquirido por qualquer pessoa a partir dos anos 80. Aqui no Brasil, na década de 70, Brasília recebeu a implantação de um sistema anterior à tecnologia de telefonia celular e mais tarde o celular chegou por aqui sendo que o primeiro estado a usá-lo, foi o  Rio de Janeiro, em 1990, depois Brasília, São Paulo e os demais estados.

4734141835 d8fe9aa65d Como surgiu o telefonerdenubila/Flickr

A evolução não se deu somente com relação à qualidade do sinal, mas também dos aparelhos, que antes era estritamente para ligar e atender ligações e hoje, os telefones fotografam, filmam, enviam emails entre outras possibilidades inimagináveis no início da telefonia no mundo.

Esse é um resumo da historia da origem do telefone no mundo e no Brasil. Para visualizar modelos de aparelhos e acompanhar detalhes da linha do tempo do telefone conheça o Museu do Telefone, localizado em Bragança Paulista, estado de São Paulo no MUSEU DO TELEFONE em visita física ou virtual acessando a página do museu, que contém imagens de praticamente todos os modelos de telefones já usados no mundo e no Brasil.

Agora que você sabe como surgiu, quem foi o inventor e curiosidades dessa fantástica história, divulgue a página para seus amigos!

(Imagem Destaque: asgw/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !