Como ter autocontrole emocional


7191408322_dd883083a0

O autocontrole emocional de uma pessoa, se da por sentimentos mal controlados, esse é um ponto muito importante de seu organismo. Quando não se tem esse autocontrole, alguns sentimentos, tanto no trabalho quanto no dia a dia, algumas atividades podem ficar mais difíceis de desenvolver, isto também pode prejudicar a sua saúde e causar algumas doenças.

Durante nossa rotina diária, passamos por varias situações e nos submetemos a varias ocasiões, que não sabemos lidar por conta da falta do autocontrole. Não é nada fácil manter-se dentro do padrão de controle emocional, porém devemos pratica- ló mais, para não ter futuros problemas.

Quer manter seu autocontrole emocional? Acompanhe então a seguir como se controlar e algumas dicas.

Nossas emoções

7650802906 bd09c55839 Como ter autocontrole emocionalthetaxhaven/Flickr

Temos uma imensidão de sentimentos e para controlar cada um deles exige muita pratica de cada um de nos.

O controle emocional é composto de vários sentimentos, em determinadas situações. Se perde  o controle quando uns desses sentimentos, são atingidos ou violados, na maioria das situações os sentimento mais rápido de se perder o autocontrole é o do estresse, nervosismo e  ira. Um exemplo de se perder um desses controles é no transito, em casa ou ate mesmo no trabalho.

A falta de controle emocional acontece em momentos que parecem ser  impossíveis de se manter a calma e a tranquilidade, a explosão desses sentimentos também pode se dar,  porque há muito tempo ele estava sendo guardado e quando exposto vem de uma forma agressiva e rude, tanto para quem o pratica quanto para quem o recebe.

Muitas pessoas procuram psicólogos, médicos de nervos e vários outros tratamentos como remédios, para  poder tratar essa falta de controle como uma doença, é lógico que existem sim pessoas que precisam de ajuda, porem ajuda maior e a única que pode resolver isso, esta dentro de  cada um de nos, quando nos controlamos em diversas situações, com isso  ajudamos nosso próprio organismo e nosso emocional.

Como o problema esta dentro de cada um, controlar-se é a solução deste grande problema. Haverá situações que achar que é impossível se controlar, é possível, porem que quisemos ter uma vida melhor, com menos estresse, problemas de saúde, menos brigasse e menos nervosismo, temos que “educar”, nossas emoções e apreendermos a controlar cada uma delas e saber usa-las em casa situações do nosso cotidiano.

501514367 7c99c006a1 Como ter autocontrole emocionalstephcarter/Flickr

Quando você perde o controle, em frações de segundos o seu celebro analisa toda aquela situação primeira, ou seja, você pensa em tudo que está acontecendo, julga e tem o poder de escolher o que fazer, e quais as consequências terá em cada decisão sua.

Dicas

  • A maior técnica é ser calmo e tranquilo diante do momento de nervosismo, estresse ou raiva;
  • Nunca tome atitudes precipitadas, pense bem ao dizer algo a alguém, ou se for fazer alguma coisa.
  • Tente ver se realmente está certo diante da situação e observe-a de fora, para ver se realmente vale a pena “brigar” por aquilo;
  • Preocupe- se somente com o necessário, não fique se culpando pelas coisas que já foram e passaram;
  • Respire fundo, quando ver que vai perder a calma, procure pensar em outra coisa, para não acabar fazendo algo de errado que possa te prejudicar mais tarde;

O autocontrole emocional está dentro de você, podemos acabar com ele de uma só maneira, se controlando! Ninguém pode te ajudar mais do que você mesmo. Diante de cada situação, você terá que ser o seu médico, seu psicólogo, seu remédio e sua autoconfiança. Procure viver a vida mais leve, sem estresse e veja a diferença que isso causara no seu emocional.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: martinak15/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !