Como ter ética no trabalho


2180515377_50959efc31

Ouvimos constantemente frases do tipo: “É preciso ter ética, pautar-se na ética e utilizar a ética para tomar decisões de forma justa e humanizada”. Fala-se muito no tema mas ainda há muito o que evoluir em seu cumprimento prático, tanto na postura quanto nas ações éticas, até porque algumas pessoas mal sabem o que realmente significa a palavra e o os conceitos básicos deste assunto. Ou seja, teoria e prática precisam ser considerados para que esta importante “ferramenta de justiça” seja a base da boa convivência entre os seres humanos e suas formas de convívio social.

Pela definição do dicionário “Aurélio”, ética é a parte da filosofia que “estuda os valores morais da conduta humana”. Outra explicação para o entendimento de seu conceito pode ser percebida na frase: “A ética é o conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão”. Portanto, a ética deve fazer-se presente, tanto no cotidiano e no comportamento pessoal, como também na vida profissional, no desenvolvimento de atividades, na prestação de serviços e na convivência entre funcionários de uma mesma empresa.

2316666200 132052b9cb Como ter ética no trabalho

Via Flickr

Para agir com ética no trabalho e ser um profissional direcionado, guiado pela moralidade e a justiça, reflita e aplique as seguintes considerações e dicas:

  1. Valorizar o ser humano, suas necessidades e respeitar seus sentimentos é o principal ponto á ser entendido para a explicação da ética no ambiente profissional. Saiba trabalhar com as pessoas e para as pessoas, fazendo para terceiros o que espera que façam por você.
  2. Subornar, intimidar, roubar e desrespeitar, além de serem ações antiéticas, são atitudes que fazem do indivíduo um ser mesquinho, egoísta e avarento, aquele tipo de pessoa que não se preocupa com o mundo e com o sofrimento de seus semelhantes. Para ter ética no trabalho, não aceite propostas “escondidas”, onde você receba um alto valor para ajudar ou convir com desvios de dinheiro e verbas públicas. Diga não á essas propostas e denuncie a pessoa que lhe contatar para tais funções.
  3. Perceber ações suspeitas e distanciar-se delas, não coagindo com a imoralidade é outra forma de aplicar a ética no ambiente organizacional. Não participe de grupos paralelos da empresa e desconfie de ofertas altíssimas e tentadoras que algum superior lhe faça, sem que você tenha que fazer grandes esforços para conseguir realizá-las. Isso pode ser uma compra de silêncio, para que você não diga á outros o que rola por “debaixo dos panos” naquela organização.
  4. Trabalhar guiado por seus valores e princípios morais é outra forma ética de atuação profissional. Não aceite condições de trabalho que “contradigam” seu entendimento e relacionamento com o mundo e as pessoas. O profissional ético busca superar-se constantemente em sua função, mas nunca ultrapassa a moralidade e o respeito á vida, seja ela como for.
2835530350 dfaffd12e0 Como ter ética no trabalho

Via Flickr

Ter ética no trabalho, acima de tudo, é conscientizar-se de que não existe ser vivo superior ou inferior, em relação á seus direitos e deveres. O dinheiro não deve ser o início ou o fim da busca pelo sucesso profissional: Ele deve vir como uma consequência do merecimento, da ética e da preocupação social que um indivíduo planta e cultiva ao longo de tudo a sua trajetória de vida. Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !