Como ter um ambiente de trabalho ideal


seanhagen

Ambientes corporativos com relações saudáveis entre funcionários e diretoria e bem organizado tendem a produzir muito mais. Por isso o profissional que lidera a equipe precisa passar para seus liderados, diretrizes, valores a serem respeitados dentro da corporação e a importância da hierarquia para o bom e eficiente ambiente de trabalho. Se você tem uma equipe para liderar, veja dicas que poderão lhe auxiliar nessa missão.

seanhagen 1 600x450 Como ter um ambiente de trabalho idealseanhagen / Flickr

  • A realização de reuniões periódicas é importante, mas para tratar de assuntos que envolvem toda equipe, para colher ideias a serem implantadas, entre outros assuntos positivos e construtivos. Chamadas de atenção e advertências devem ocorrer separadamente e de forma individual. Essa dica é básica, simples de ser seguida e traz resultados positivos, pois deixa claro o respeito que a empresa tem com cada um e com as suas sugestões de melhorias para a empresa.
  • Como líder estabeleça regras de convivência e ética profissional como: manter os ambientes da empresa sempre limpos e organizados, não deixar torneiras pingando, ar condicionado ligado com portas abertas, não deixar o telefone tocar mais que 3 vezes, etc. Na hora de compor o conjunto de regras peça aos funcionários que deem sugestões, assim, eles se sentem como parte do processo e se sentirão mais motivados a seguir as regras de convivência, resultando em um ambiente organizado, limpo e harmônico.
  • No dia a dia, note situações que desencadeiam conversas e fofocas e corrija o que for preciso para que o ambiente fique livre de “diz que me diz”, que pode comprometer o rendimento de cada profissional e da empresa como um todo.
  • Mas nem só de regras vive um ambiente de trabalho harmônico. O ambiente precisa ser também estimulante, mas como fazer isso?
    • Ao estabelecer metas para a equipe, estabeleça também recompensas para quem se dedicar à missão. Pode ser um benefício remunerado ou uma confraternização entre os colegas do departamento.
    • Reconhecer o empenho dos funcionários é outra forma de mantê-los pró ativos.
    • Premiar ideias dadas por funcionários, que após serem incorporadas rendem tempo e/ou dinheiro ou aumentou a produção. Essas formas de estimular os funcionários são importante para que os mesmos não trabalhem visando apenas cumprir seu horário e receber o salário no final do mês. Quando o ambiente é organizado e os líderes respeitam a individualidade e o potencial de cada funcionário, toda a equipe “veste a camisa” literalmente e fazem a empresa produzir mais.
  • Aos funcionários cabem seguir as diretrizes da empresa, contribuir com seu empenho na função, não contribuir com fofocas, não bajular e nem ser rebelde sem causa, manter o tom de voz agradável, agir com educação, agradecendo, cumprimentando, etc.

Stipo team 600x450 Como ter um ambiente de trabalho idealStipo team / Flickr

Organizando a equipe, ditando as diretrizes que traduzem a missão, valores e visão da empresa e monitorando, não só para garantir que todos estejam produzindo, mas também para motivá-los no dia a dia. Além disso motivar cada funcionário entusiasmado para contribuir e se relacionar amistosamente com os colegas de trabalho, certamente a empresa terá um excelente clima de confraternização e companheirismo.

Aproveite então as dicas de como conquistar um clima ideal para a sua empresa produzir sempre mais e com funcionários felizes!

Imagem destacada: seanhagen / Flickr

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !