Como testar o LNBF


800px-Antena_Parabólica_Campus_de_Puerto_Real

Você já ouviu falar sobre o LNBF? Se você entende de antenas, certamente já ouviu algo a respeito dessa parte tão importante de uma antena parabólica.

Quem entende do assunto ou é iniciante, muitas vezes encontra várias dúvidas na hora de testar o LNBF, etapa fundamental para saber se a sua antena está trabalhando da maneira correta.

Pensando nessa dúvida, fizemos um tutorial especial para ensinar como testar o LNBF e com algumas informações para você saber mais sobre a peça.

5919451616 60df118bd9 Como testar o LNBFTravis Goodspeed /Flickr

 

O que é LNBF?

O LNBF é um tipo de LNB que fica localizado na ponta central da antena parabólica. A sua função é fazer a captação do sinal que é enviado via satélite e depois transferir esse sinal para o receptor, chegando assim até o aparelho televisor.

A sigla LNB significa em tradução livre: “conversor de baixo ruído”. A diferença entre um LNB comum e o LNBF é o “F” da sigla que significa Feed Horn e em tradução livre “corneta de alimentação”. Sendo assim, o LNBF é um tipo de conversor de baixo ruído que já vem com a corneta para sua alimentação integrada na peça.

Essa corneta de alimentação permite selecionar a localização de cada satélite, facilitando a codificação de vários canais através da tensão de alimentação.

O LNBF é um modelo bastante utilizado nos padrões universais de antena parabólica, já que o Feed Horn integrado evita os problemas que aconteciam com o uso de pólo-rotor nos sistemas mais antigos de LNB.

5919452142 1eb856747f Como testar o LNBFTravis Goodspeed/Flickr

 

Como testar o LNBF?

1. Teste de alimentação

O primeiro teste a se fazer é o da alimentação contínua DC do LNBF.

Materiais

  • Cabo coaxial com 50 cm e 2 conectores em cada extremidade do tipo “F”;
  • Multímetro com escala DC-20 Volts.

Como testar

  • A alimentação do LNB recebe uma tensão que é contínua de +18 Volts nos casos de polarização horizontal e +13 Volts nos casos de polarização vertical;
  • Com o cabo coaxial indicado, faça uma conexão junto ao IRD ZDX-620 e comece a medir qual é a tensão que esse ponto executa;
  • Para validar o teste, as tensões precisam ser as mesmas de cada polarização que for selecionada.
2. Teste do LNBF

Algumas vezes o LNB passa por problemas em seu funcionamento e a causa desse problema deve ser identificada rapidamente, pois a peça pode estar danificada. Para verificar o problema de funcionamento a fundo, é necessário fazer um teste.

Materiais

  • LNBF;
  • Receptor analógico de sinal.

Universal euro sat lnb Como testar o LNBFcarlb/Wikimedia Commons

Como testar

  • Entre os vários satélites, há uma opção que ainda trabalha com padrões de sinal analógico. Esse satélite é o StarOne C2;
  • Para começar o teste, coloque a antena parabólica e direção ao StarOne C2;
  • Depois de orientar a antena, faça a conexão com o receptor analógico e então verifique o sinal para a polarização que você deseja;
  • Para finalizar o seu teste, você pode selecionar a polarização na vertical e na horizontal para o LNB.

Esse passo a passo deve ser feito apenas por pessoas especializadas que tenham conhecimento técnico sobre antenas parabólicas, evitando assim problemas futuros por alterações erradas.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: emijrp/Wikimedia Commons)