Como testar um capacitor


800px-Tantalum_capacitors

Parece ser difícil testar um capacitor, mas a única dificuldade que você vai encontrar em fazer esse procedimento é na hora de utilizar uma escala de medição. O capacitor que contém um valor muito grande em sua carga precisa ser testado, e com isso, entra em cena a escala de medição pequena.

A mesma coisa acontece se você possuir uma carga com um valor relativamente baixo, a única coisa que muda é que essa escala de medição pequena passar a ser maior. Há pessoa que ainda não conseguem realizar essa operação e com isso, o artigo de agora irá auxiliar como testar um capacitor.

800px Mallory 150 coupling capacitor Como testar um capacitorMataresephotos/Wikimedia Commons

Passo a passo

  1. Para realizarmos essa atividade, iremos ter ajudar de um multímetro analógico. Com o capacitor em sua frente, desligue-o. Pois só assim, iremos conseguir testar o capacitor. Descarregue o capacitor, colocando os seus dois terminais de carga em curto-circuito. Para isso, procure uma chave de fenda ou um objeto de metal a sua escolha. Em hipótese alguma, o capacitor poderá está conectado a um circuito eletrônico.
  2. Não se apavore se estalos e faíscas se apresentarem, apenas saia um pouco de perto. É normal que isso aconteça, em muitos casos, dependendo da carga e do tempo de uso do capacitor, poderá conter abrangida carga na sua parte interna.
  3. Agora se ele apresentar valores na ordem de microfarads e alta tensão, você deverá descarregar o seu capacitor. O procedimento pode ser realizado, utilizando um resistor, sendo que tenha um valor de carga cerca de 100 Ohms. Após isso, o capacitor pode ser colocado em curto-circuito.
  4. Com o multímetro analógico em mãos, vamos testar agora o capacitor. Acrescente o multímetro em sua escala de oposição. Depois, fique de olho na movimentação do ponteiro do equipamento. O valor que irá aparecer não precisa ser anotado, mas se preferir faça do seu jeito.
  5. Observando bem o ponteiro e ele apresentando uma subida e descida, isso significa que ele está competente para ser usado. Segundo alguns dados, a subida do ponteiro indica que pode haver corrente elétrica circulando dentro do ampliador e isso faz com que ele esteja pronto para uso. Faça sempre testes.
  6. Enquanto ao tempo que o ponteiro leva para subir e descer, isso pode variar. Por que, dependendo do valor da carga do capacitor, o tempo irá passa de acordo com a carga. Caso haja uma carga de valor muito alta, certamente o ponteiro irá demorar muito para baixar. Já com um a carga baixa, o ponteiro do multímetro irá subir e descer ligeiramente. Fique atento a isso.
    800px Electrolytic capacitor pressure release valve blown Como testar um capacitor                                                                    Markome/Wikimedia Commons
  7. Uma corrente contínua na parte interna pode ser detectada, quando o ponteiro se movimentar e permanecer parado entre o zero e o infinito, seja qual for a sua posição. Se a corrente for detectada isso quer dizer que o capacitor não está em boa circunstância.
  8. Se rapidamente o ponteiro for ao ponto zero, o seu capacitor também não estará pronto para uso. Pois o capacitor encontra-se em curto. O mesmo fato acontece se o ponteiro do multímetro não se mover. Se isso acontecer, o capacitor estará sem capacidade alguma para ser usado. Então, evite usar seu capacitor se ele for encontrado em uma dessas dicas. Caso contrário, sérios problemas podem aparecer.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Mataresephotos/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !