Como tirar a celulite da barriga


celulite

A celulite ão ondulações que se vê sobre a pele, principalmente no bumbum, barriga e parte posterior das pernas. A celulite é a mesma gordura que se encontra no restante do corpo e resulta de muitos fatores: genética, alteração hormonal, falta de exercícios físicos e alimentação irregular, entre outros.

As mulheres são mais propensas à celulite, devido ao hormônio feminino, o estrogênio. Esse hormônio também existe no homem, mas em pouca quantidade. Outro motivo do não aparecimento frequente da celulite no homem é o fato de ficar escondida embaixo dos músculos abdominais.

Homens e mulheres não gostam de barriga e muito menos de celulite, mas é importante saber que o tratamento estético, como drenagem linfática e modeladora, apesar de indicado para amenizar o problema, precisa da colaboração de uma dieta alimentar e prática de exercícios físicos.

Confira algumas orientações de como proceder para tirar a celulite da barriga.

8483070607 a74ecc1521 z F550x450 Como tirar a celulite da barrigaDaniella Segura / Flickr

Aumente o consumo de alguns alimentos

Fibras

Com a associação de fibras insolúveis à ingestão adequada de líquidos, o intestino passa a ter um funcionamento regular e a barriga, consequentemente, não fica dolorida e nem dilatada. Alguns alimentos que contêm fibra são: verduras, frutas, legumes, raízes, cereais integrais, pão integral, farelo de trigo não processado ou de arroz.

As fibras devem ser introduzidas aos poucos nas refeições.

Alimentos diuréticos

Eles são ricos em água e, por isso, facilitam o trabalho dos rins na eliminação dos líquidos retidos. As frutas e hortaliças, além de serem ricas em água, possuem potássio e magnésio, que ajudam a neutralizar a ação do sódio na retenção dos líquidos. Chá e água também são excelentes diuréticos naturais.

Água

O consumo diário de água recomendado é de dois litros, pelo menos. Ela ajuda a evitar a retenção de líquidos e a lubrificar o intestino. Porém, é necessário evitar qualquer líquido durante as refeições, pois ele dilata as paredes do estômago.

Evite o consumo de alguns alimentos

É fundamental para uma dieta contra celulite, que se evite o consumo em excesso de sal, embutidos, enlatados, refrigerantes, feijão, alimentos gordurosos e doces. As pessoas com alergia à lactose, devem observar o efeito do leite em seu organismo.

Pratique atividades físicas

Os exercícios aeróbicos ativam a circulação e são excelentes para um alto gasto de calorias. Os treinos de musculação devem ser feitos de três a quatro vezes por semana, no mínimo, para aumentar a massa muscular, pois quanto mais massa muscular, mais acelerado é o metabolismo do organismo. Os exercícios localizados são indicados para enrijecer o abdome.

2363801183 59ea2c9f23 z F550x450 Como tirar a celulite da barrigaRobert McDonald / Flickr

Dicas

  • Faça cinco ou seis refeições pequenas e de baixo valor calórico por dia. Ficar tempo sem alimentar-se não emagrece.
  • Em todas as refeições procure mastigar devagar. A rápida mastigação dificulta a digestão e não oferece ao cérebro o tempo necessário para registrar o sinal de saciedade.
  • Estudos mostram que alimentos ricos em soja podem aumentar a produção do hormônio feminino do homem.
É aconselhável procurar orientação profissional, tanto para a dieta alimentar, como para as atividades físicas. Perder barriga e celulite não é uma tarefa tão fácil, mas é possível, com exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, disciplina e boa dose de força de vontade. Boa sorte!

(Imagem destaque: Liz / Flickr)

 

Saiba mais:

Leite: descubra por que ele é a melhor fonte de cálcio

6 Verdades e mentiras sobre o leite

Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?

Happy hour no barzinho: o que comer para não atrapalhar a dieta?

Cortar os carboidratos da dieta ajuda a perder peso mais rapidamente?

Conheça as melhores dietas para 2014

Entenda melhor os motivos pelos quais uma dieta de fome torna as coisas piores

Como eliminar maus hábitos alimentares