Como tirar brevê de helicoptero


heli

Já sonhou que estava voando? A maioria das pessoas responderia que sim, a esta pergunta.  O ser humano é um conquistador por natureza e o céu é uma meta que geralmente se deseja atingir. Somos a única espécie a superar nossas próprias limitações físicas para navegar, por terra, água e ar.

O helicóptero é um dos instrumentos mais usados pelo ser humano para conquistar o ar. Suas características únicas o fazem ser a escolha ideal para os futuros pilotos. Além disso, as oportunidades de emprego na área são bem vastas. Tirar um brevê de pilotagem de helicóptero não é um bicho de sete cabeças, mas exige muito estudo e dedicação.

Veja agora algumas dicas para tirar seu brevê de helicóptero.

2564999229 d16b496051 z F550x450 Como tirar brevê de helicopteroborn1945 / Flickr

Passo a passo

  1. Se você já conhece o procedimento para tirar licença de pilotagem de aviões, então não notara muita diferença no processo. Na verdade são as mesmas etapas, mudando apenas o veículo utilizado. O primeiro passo é se matricular em uma escola de pilotagem ou um aeroclube certificado pela ANAC. Lá você será orientado sobre a matéria a ser cobrada na prova, além de lhe auxiliar na marcação dos exames.
  2. Você deverá estudar conhecimento sobre navegação aérea, os regulamentos, meteorologia para voo, teorias de voo e outros conhecimentos técnicos exigidos pela Anac.
  3. Você fará provas especificas para cada matéria cobrada. Os resultados costumam sair bem rápido. Caso seja aprovado, você deverá fazer exames psicotécnicos, médicos e fisiológicos antes de receber a autorização para iniciar suas horas de voos acompanhado de um instrutor.
  4. Aprovado nos exames médicos, psicotécnico e fisiológicos, você poderá finalmente fazer as suas primeiras horas de voos, acompanhado de um instrutor. Para fazer o exame prático (o voo de check), você deve antes completar 35 horas de voo.
  5. Para receber o seu brevê, o aluno deverá fazer um voo de check junto a um avaliador designado pela ANAC. Caso você seja aprovado, receberá uma certificação PPH (Piloto Privado de Helicóptero). Com essa permissão em mãos você poderá pilotar um helicóptero alugado ou particular, mas ainda não poderá fazer voos comerciais.

Como ser piloto comercial

  • Para pilotar comercialmente um helicóptero você vai precisar de uma certificação PCH (Piloto Comercial de Helicóptero). O primeiro passo é ter a certificação PPH, através dos passos descritos acima. Após isso você fará um procedimento parecido com o descrito no passo a passo acima, porém os conhecimentos serão mais avançados, os exames mais rigorosos e você precisará de 100 horas de voo para fazer o voo de check.

7045301667 d6fb83b30d z F550x450 Como tirar brevê de helicopteroNicholas Heasman-Walsh / Flickr

Dicas

  • Se você falhar em algum exame, sempre poderá tentar novamente. Portanto, se enfrentar qualquer problema, não desista, estude e tente outra vez.
  • A ANAC regulamenta a profissão de piloto. Portanto, verifique sempre as regras que estão em vigor, pois elas poderão sofrer alterações ao longo do tempo.

As etapas para se tornar um piloto são relativamente simples e você com certeza será capaz de cumpri-las. Tudo depende de seu empenho e força de vontade, pois o talento você já tem. Estude e dedique-se. Boa sorte!

(Imagem destaque: Forest Service Northern Region / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !