Como tirar carteira de arrais amador


800px-Motorboat_in_Oslofjord (1)

Sentir a brisa do mar e o frescor do oceano, é o fim de semana ideal para muita gente. É inerente no ser humano, esta vontade de conhecer e desbravar cada canto possível deste mundo. Geralmente viajando por terra, mas para a maioria o mar ainda guarda seus segredos e encanto.

A Carteira de Habilitação de Amador (CHA), ou arrais amador é um equivalente da carteira de motorista, porém para embarcações. Tal qual a CNH, o CHA possui suas próprias categorias, que apesar de permitirem a condução de veículos marinhos diferentes (barcos a vela, motor, jet ski e etc.), o processo de habilitação não difere muito de uma embarcação para outra.

Vejamos agora como tirar sua carteira de habilitação amador (arrais amador).

Você vai precisar de

  • Ter mais de 18 anos;
  • Identidade e CPF.


800px Capebreton jet ski 2 Como tirar carteira de arrais amador
Remi Jouan/Wikimedia Commons

Passo a passo

  1. Desde 2012 é pedido 10 horas de aulas práticas em embarcações ou 4 horas para a habilitação de motonauta. Portanto o seu primeiro passo é procurar uma marina, clube ou escola náutica ou entidade e organização equivalente.
  2. Informe o tipo de embarcação que você pretende conduzir se se matricule. Geralmente escolas náuticas (ou clubes), poderão lhe auxiliar tanto na parte prática, quanto na teórica. Como já é obrigatório a certificação de horas, faça tudo por lá.
  3. Você deverá estudar matérias como: navegação astronômica, navegação eletrônica, correntes marítimas e marés, classificação das embarcações, noções de sobrevivência e meteorologia.
  4. Quando estiver apto, você deverá pagar uma taxa, cujo o valor deverá ser confirmado na capitania mais próxima ou no site da capitania dos portos. Preencha o requerimento de inscrição, que pode ser obtido junto a capitania, e leve junto cópias autenticadas de seu RG e CPF. Além disso você vai precisar de comprovante de residência, recibo da taxa de inscrição e a certificação contendo as horas de embarque, assinada por seu instrutor.
  5. Faça a prova com o conteúdo teórico estudado. Essa prova acontece duas vezes por ano e contem 40 questões. Das 40 questões você deverá acertar a metade ou mais.
  6. Sendo aprovado, basta aguardar a emissão de sua CHA para poder aproveitar a brisa do mar com mais tranquilidade. Caso perca no exame teórico, não se desespere, você poderá repetir a prova novamente, basta apenas pagar a taxa de inscrição novamente.

Brosen motor boat 1 Como tirar carteira de arrais amadorBrosen/Wikimedia Commons

Dicas

  • Quando for procurar uma marina, clube ou escola naval, tenha o cuidado de verificar se o estabelecimento é certificado e possui as licenças em dia. Dê preferência a locais indicados por conhecidos que já tenham tirado arrais amador antes.
  • O processo para se obter CHA é relativamente fácil, porém deve se levar a sério seus estudos práticos e teóricos. Mais do que pré-requisito para ser aprovado, esses ensinamentos servem para lhe prevenir de vários problemas que você poderá ter no mar.
  • Se tiver dúvidas sobre as categorias de habilitação e de qual você deve tirar, converse com seu instrutor ou com alguém mais experiente, mas sua necessidade deverá prevalecer.

Estude bastante e se prepare bem. Tal qual o transito, navegar traz certas responsabilidades, mas isso não significa que você não tenha que se divertir. Curta bastante o mar, mas com muita prudência.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: Pudelek (Marcin Szala)/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !