Como tirar carteira de identidade – Dicas online


rg-20100511171802

Juntamente com o CPF, a Carteira de Identidade (ou RG- Registro Geral), é um dos documentos mais importantes para o brasileiro. Trata-se do documento nacional de identificação civil e nele estão contidos o nome, data de nascimento, data de emissão, órgão emissor, filiação, foto, assinatura e impressão digital do titular.

Os órgãos responsáveis pela sua emissão são todos pertencentes aos governos estaduais, mas a carteira de identidade tem validade em todo o Brasil. É preciso estar munido de outros documentos para poder fazer o RG e a emissão da identidade vai depender do estado civil do cidadão. No caso de solteiros, é preciso levar certidão de nascimento original ou cópia autenticada e no caso de pessoas casadas, a certidão de casamento. Em ambos os casos também é necessário levar uma foto 3×4. Veja então o passo-a-passo de como fazer o RG:

O porte do RG é necessário para quase todas as ações e transações realizadas pelo indivíduo, desde a comprovação de idade para entrada numa festa até ações mais complexas como tirar passaporte ou abrir uma conta em banco.

Nova Cédula de Identidade

Criada em 2009 a nova cédula de identidade ou RIC (Registro de Identidade Civil) já está sendo emitida no lugar do RG desde o início de 2011. O novo documento reúne as mesmas informações do antigo, além de CPF, título de eleitor e registro de nascimento, vinculados a um cadastro eletrônico. O objetivo desta mudança é o combate a fraudes e a crimes utilizando o documento falsificado. O procedimento para a sua emissão é o mesmo do antigo, e quem quiser já pode substituir seu RG pelo RIC.692CD7E0 277F 489D 93F9 CD824BEF7BD5 Nova identidade MODELO net 448x250 Como tirar carteira de identidade   Dicas onlineNeste artigo Comofas, aprenda os passos necessários para tirar uma carteira de identidade ou a segunda vida desta, caso tenha perdido a primeira.

Passo a Passo

1) Junte seus principais documentos: Certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada em cartório); três fotografias três por quatro recentes, coloridas, de frente e sem retoques; a requerente do sexo feminino que seja casada, viúva, separada judicialmente (desquitada) ou divorciada deverá apresenta obrigatoriamente a Certidão de Casamento.

2) Para brasileiros naturalizados são exigidos o certificado de naturalização (original ou cópia autenticada) e três fotos três por quatro, conforme o item anterior. Há ainda a situação dos portugueses beneficiados pelos direitos de igualdade, que devem apresentar o certificado de igualdade de direitos e deveres, bem como as fotos três por quatro.

3) De posse dos documentos, encaminhe-se a uma delegacia da polícia civil, sede da secretaria de segurança publica na sua cidade ou qualquer outro órgão emissor.

4) A emissão da primeira via é gratuita, mas a partir da segunda será necessário o pagamento de uma taxa de serviço. É possível requerer isenção em casos de roubo ou furto, alegação de pobreza e comprovação de que está a pelo menos três meses desempregado.Como tirar carteira de identidade 400x250 Como tirar carteira de identidade   Dicas onlineDicas e curiosidades:

  • Dependendo do estado onde o cidadão pretende tirar a identidade ele poderá fazer um agendamento prévio por telefone. Para tal, é preciso saber primeiramente qual o órgão estadual responsável pela emissão do RG e em seguida conferir se existe realmente esse agendamento.
  • Em São Paulo, os menores de 16 anos contam com a opção de receberem em casa a identidade, via Sedex. Para tal, é preciso pagar a taxa de R$9,90 corresponde ao serviço dos Correios.
  • Como não havia nenhuma limitação de lei caso um cidadão quisesse tirar um RG em outro estado do país, o governo federal lançou o Registro de Identidade Civil (RIC), em dezembro de 2010. O objetivo é ter atualizado um sistema informatizado de identificação de impressões digitais e unir todos os bancos de dados de identificação do Brasil, já que até bem pouco tempo atrás era possível fazer um RG em cada estado da federação. Assim, uma pessoa poderia ter diversas cédulas com numerações diferentes.
  • Com esse sistema computadorizado, o documento de identidade passa a ser um smart card, bem semelhante a um cartão de crédito com chip. Nele há dados da própria identidade, do CPF, do título de eleitor e muitos outros, facilitando a vida de todos, sem a necessidade de andar com a carteira lotada de documentos.
  • Pelo fato da nova carteira de identidade reunir informações acerca de tais documentos, futuramente pretende-se a total extinção dos mesmos como células e cartões. Atualmente, por exemplo, já não é mais possível conseguir a emissão do cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Física, o CPF, uma vez que o número deste documento deve constar no RG.
  • Além desses detalhes, há outros ainda um tanto quanto animadores. Essa nova identidade permite que  ela seja usada inclusive na internet. Também segue um padrão internacional e tem validade de 20 anos, o que forçará a todos a constante renovação. As informações sobre o portador são em português e em inglês.
  • Atualmente, em caso de perda, roubo ou extravio, sua carteira de identidade poderá ser substituída, em caráter emergencial e sem prejuízo, pela carteira de trabalho. Tudo isso apoiado pela própria legislação brasileira: As Carteiras de Trabalho e Previdência Social regularmente emitidas e anotadas servirão de prova nos atos em que sejam exigidas carteiras de identidade(…)” Decreto – Lei nº229 – De 28 de fevereiro de 1967. É válido observar que em concursos públicos e outras situações, onde tenha ficado previamente (e claramente) estabelecido que o documento apresentado deverá ser o mesmo utilizado no ato da inscrição, tal lei poderá ser contestada.
  • Apesar de ser utilizada como substituta em muitos casos a CNH, ou carteira de motorista, não  é substituta do RG, podendo ser negada em muitos órgãos oficiais como bancos, polícia federal, fronteira, órgãos e conselhos profissionais, etc.
  • A nova carteira de identidade custará cerca de quarenta reais aos brasileiros. Tanto para emissões novas quanto para a substituição dos modelos antigos. Tal valor poderá ser reduzido para quinze reais se comprovada carência do solicitante.
  • Estima-se que a obrigatoriedade do novo modelo de documento passe a valer a partir do segundo semestre do ano de 2012.
  • A perspectiva é de que, no futuro, a carteira de identidade seja o único documento dos brasileiros e que seu número também seja único e imutável para cada um. Isso impediria fraudes e facilitaria o funcionamento burocrático do país.Troca de carteira de identidade por cartão com chip começará no dia 17 480x250 Como tirar carteira de identidade   Dicas online

Agora que já sabe como fazer o RG, mãos à obra. Boa sorte!

23 replies to this post
  1. [...] A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial e de porte obrigatório para todo um condutor de veículo automotor terrestre. A CNH possui informações sobre naturalidade, filiação, necessidades especiais além da foto do condutor, sendo, portanto, um documento oficial com o mesmo valor da Carteira de Identidade (RG). [...]

  2. boa tarde, amigos, uma pergunta básica.cade a nova identidade brasileira, que tanto se fala,,,diga me e respondeam se poderem,,,SOMENTE O LULINHA LULA TEM DIREITO A OBTER ESTA IDENTIDADE,,ONDE CONSEGUIR….ABRACOS