Como tirar carteira de trabalho


5956990777_63430caabc

Você está chegando á maioridade e já começa á buscar sua independência financeira? Pois é, todo mundo precisa trabalhar e nada melhor do que ter os seus direitos como trabalhador assegurado e fiscalizado pela justiça . Para conseguir isto é necessário que você seja um funcionário com carteira de trabalho assinada, ou seja, que o país, aos olhos da justiça, reconheça que você trabalha e contribui para o crescimento da nação com sua força e desempenho profissional.

A CTPS (Carteira de Trabalho Previdência Social) é o documento oficial e obrigatório de todo o trabalhador que realiza atividade legal em uma empresa ou prestadora de serviços. Nele, estarão todas as informações e o histórico profissional do mesmo, trazendo todas as anotações de salários, aumentos e contratos que o trabalhador traz em seu currículo profissional.

Outra garantia do portador da carteira profissional de trabalho é o requerimento de direitos trabalhistas que somente os trabalhadores regularizados podem solicitar: Salário regular, férias, décimo – terceiro, seguro – desemprego, aposentadoria, fundo de garantia por tempo de serviço entre outros. Este documento é emitido de forma gratuita e o solicitante o recebe na hora, bastando apenas levar os documentos necessários para a emissão da CTPS.

7676192178 e8edfb6709 300x225 Como tirar carteira de trabalho

Via Flickr

Como tirar carteira de trabalho 1ª Via

  • Local: Você deverá procurar o posto do Ministério do Trabalho e Emprego de sua cidade ou região ou estabelecimentos conveniados ao mesmo. Em balcões de emprego da prefeitura e mutirões beneficentes também é possível tirar gratuitamente o documento. Para os moradores do Estado de São Paulo a opção é o Poupatempo, que realiza trabalhos e expedições de documentos oficiais. Também existe em alguns estados o Sine (Sistema Nacional do Emprego) que também realiza a emissão da CTPS. Informe-se em sua região e vá em um dos locais descritos acima.
  • Endereços: Para mais informações sobre a carteira de trabalho e também descobrir os endereços mais próximos credenciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, visite o site www.portal.mte.gov.br . Esta é a página oficial das relações de trabalho e trabalhador de nosso país.
  • Idade Mínima: Para requerer a CTPS é necessário que o jovem tenha, no mínimo, quatorze anos de idade e o mesmo deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Estrangeiros devem apresentar documentos que comprovem que estão no país legalmente.
  • Documentos Exigidos: Para quem vai tirar a carteira de trabalho profissional pela primeira vez são exigidos os seguintes documentos que devem ser originais e apresentarem boa conservação:
  • CPF;
  • Duas fotos 3X4 com fundo branco, coloridas ou em preto e branco, sendo que ambas devem ser iguais;
  • Comprovante de residência (conta de luz, água, etc);
  • Documento oficial de identificação: RG (Carteira de Identidade), Certidão de Nascimento, Certificado de Reservista ou outro documento oficial que contenha informações de nascimento, filiação e naturalidade.
384053952 324931af30 300x225 Como tirar carteira de trabalho

Via Flickr

Lembrando que a solicitação e emissão da carteira profissional de trabalho é totalmente gratuita e você apenas deverá levar os documentos descritos e assinar o documento oficial posteriormente.

A dica é que você mantenha sua CTPS sempre muito bem conservada, protegida de umidade e sujeiras, além de tomar muito cuidado para não perdê-la ou esquecê-la em algum local, pois a emissão da segunda via pode lhe causar complicações e  perda de tempo e esforços. Compre um acessório para guardar documentos que suporte o tamanho desta carteira de trabalho e conserve-a pelo maior tempo possível. Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !