Como tirar cera de vela (parafina) de roupas e tecidos


Então ontem choveu e faltou luz na sua cidade. Você teve que acender velas e no dia seguinte, percebe que derramou cera da vela na sua roupa, ou naquela sua toalha de mesa favorita. E agora, o que fazer? Sua mãe vai ficar irada com as manchas de vela na roupa de mesa, ou na sua camisa nova. Como tirar manchas de parafina de tecidos? Calma, o Comofas te ensina passo a passo como fazer. Basta seguir estas dicas, e sua roupa ficará limpinha, acredite, já aconteceu comigo também.

  1. Coloque papel toalha sobre e sob o local onde foi derramada a parafina, fazendo um “sanduíche com o tecido”. É importante que seja papel toalha, pois o mesmo é bastante absorvente e receberá toda a parafina do tecido.
  2. Aqueça um ferro elétrico, a 90 graus celsius. Essa temperatura será suficiente para derreter a parafina e absorvê-la.
  3. Com cuidado, passo o ferro elétrico sobre o papel, e concentre-se nas regiões manchadas. Você vai perceber que a parafina começará a passar para o papel gradualmente.
  4. Vá trocando o papel a medida que ele for absorvendo a parafina, para evitar resíduos.
  5. Lave a peça de tecido normalmente, e coloque para secar.
  6. Se você chegou até aqui, vai parecer mágica, mas seu tecido estará 100% limpo, livre de manchas causadas pela vela.

Dicas e truques: 

  • Se o tamanho do derramamento de cera for muito grande, remova o excesso de parafina com uma faca, ou uma régua, antes de iniciar o procedimento acima;
  • Para cadeiras, sofás ou estofados, geralmente basta colocar papel toalha apenas acima da mancha. A cera vai derreter e será absorvida pelo papel;
  • Em caso de parafina colorida (você não é um breguete com velas rochas, vermelhas e afins, é?), adicione também benzina ou álcool após o procedimento acima. Verifique antes o tecido que está usando , alguns tipos de tecido podem manchar com esses produtos.

E agora, você vai contar para sua mãe que derramou cera na toalha de mesa dela, ou vai fingir que nada aconteceu? Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

11 replies to this post