Como tirar certidão negativa criminal


NEEMO_16_Kaila_Cappellolo-F550x450

Uma certidão negativa é um documento que comprava a inexistência de algum tipo de debito ou processo. No caso da certidão negativa criminal, se trata de um documento que comprova que o portador, ali identificado, não possui pendências com a justiça de seu país.

NEEMO 16 Kaila Cappello F550x450 Como tirar certidão negativa criminalWikimedia Commons

É importante lembrar que a certidão declara apenas o status atual do portador e não o seu histórico perante a justiça. Logo, uma pessoa que tenha pagado seus débitos com a sociedade, não terá seus processos anteriores declarados no documento.

A emissão dos documentos é de responsabilidade de seus respectivos órgão e hoje em dia pode ser feita diretamente pela internet. Lembrando que você deverá tirar uma certidão para cada órgão da área.

Você vai precisar de:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Internet;
  • Computador;
  • Impressora.

Cpf2 F550x450 Como tirar certidão negativa criminalWikimedia Commons

Como tirar certidão negativa criminal na Justiça Federal:

  1. A justiça federal brasileira possui um sistema totalmente informatizado de emissão e consulta de certidões negativas. Logo, você não precisa ter que enfrentar filas para conseguir o documento e interessado em seu histórico poderá validá-la pela própria internet. Abra o seu navegador e acesse o seguinte endereço: http://www.jf.jus.br/cjf/servico/certidao-negativa
  2. Uma lista com os estados brasileiros irão abrir. Você precisar localizar o seu estado e em seguida clicar no link “Emitir Certidão”.
  3. Será solicitado seu nome completo (não use abreviações) e também o seu CPF. Se cometer algum erro clique em “limpar” se estiver todo certo, clique em “Emitir Certidão”.
  4. A página seguinte já será a própria certidão negativa, cabendo a você apenas imprimir essa página. Ao apresentar o documento ao interessado, o mesmo poderá validar as informações ali constadas acessando o mesmo endereço, e fazendo um procedimento similar. Porém, ele deverá clicar em “validar certidão” ao invés de “Emitir Certidão”.

800px Justiça F550x450 Como tirar certidão negativa criminalWikimedia Commons

Como tirar certidão negativa criminal na Policia Federal:

  1. O processo para tirar a certidão negativa na Policia Federal e similar ao da Justiça Federal, no entanto o requerente deverá informar mais dados. Use o navegador para acessar o seguinte endereço: http://www.dpf.gov.br/servicos/antecedentes-criminais
  2. Clique em “Emissão”.
  3. Serão solicitados vários dados. Preencha o máximo que puder e cuidado com erros de digitação. Ao fim clique em pesquisar.
  4. Uma janela abrirá, com uma figura com várias letrinhas e números, isso é um sistema de segurança para saber se você é um humano ou um programa. Digite as letrinhas conforme você enxergou e clique em “Validar”.
  5. Deverá abrir um documento em seu navegador, ou em alguns casos baixar para seu computador. Será necessário que seu computador tenha o Adobe Reader para visualizar e imprimir esse documento; no site da polícia federal tem um link para baixar.

Certidões estaduais:

  1. Alguns estados como São Paulo e Rio Grande do Sul possuem sistemas informatizados para emissão de certidões, no entanto isso não é regra. Na maioria dos casos você deverá procurar uma delegacia ou fórum para se informar e emitir a certidão negativa criminal. Não se preocupe, na maioria dos casos as citadas acima já resolvem as solicitações.

800px Brasao Policia Federal auditorio RN F550x450 Como tirar certidão negativa criminalWikimedia Commons

A internet facilita bastante a vida de quem não pode se dar ao luxo de enfrentar filas e trânsitos. Mas se mesmo assim você encontrar alguma dificuldade com a emissão de sua certidão, procure pessoalmente o órgão responsável ou seu representante.

Boa sorte!

(Imagem destacada: Wikimedia Commons)