Como tirar CPF nos correios


correio

O CPF é um dos mais importantes documentos emitidos para brasileiros. Com ele o cidadão é incluído no cadastro da Receita Federal de pessoas físicas. Você já deve ter notado que em praticamente tudo o que preenchemos, seja na internet ou no mundo físico, este documento é pedido. Embora não seja obrigatório possuí-lo, ele é muito exigido em situações importantes da nossa vida, tais como a abertura de uma conta em banco, emissão de passaporte e outras coisas.

cpf Como tirar CPF nos correios

Quando você tira o CPF lhe é concedido um número que o irá acompanhar por toda a sua vida e este pode ser acessado pela internet, incluindo a emissão de um comprovante, que pode ser feito pela página da Receita Federal. Atualmente é possível realizar a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas de várias maneiras incluindo, agências do Banco do Brasil ou CEF, postos conveniados, pela internet e pelas agências dos Correios.

correios1 Como tirar CPF nos correios

Para fazer o CPF pelos correios é necessário pagar uma taxa de R$ 5,70. Veja como proceder:

Documentos necessários:

  • Menores de 16 anos – RG ou Certidão de Nascimento (necessário para comprovar a filiação, naturalidade e data de nascimento). Também é necessário um documento de um responsável legal (por exemplo, RG do pai ou da Mãe).
  • Maiores de 16 – Documento de Identidade ( RG). Para maiores de 18 até 69 anos, ainda é necessário a apresentação do Título de Eleitor ou outro documento que comprove que a pessoa possui a inscrição de eleitor, ou então um documento que comprove que a pessoa não é obrigada a ter alistamento eleitoral.
  • Para estrangeiros – Estes devem apresentar um documento de identificação válido em seu país, porém não é obrigatória a comprovação de filiação. Pode ser ainda o Passaporte ou a Cédula de Identidade de Estrangeiro que o Registro Nacional de Estrangeiros. Também é necessário que o(s) documento(s) apresentado(s) seja(m) traduzido(s) por um tradutor Juramentado.
  • Brasileiros residentes em outro país – Além dos documentos descritos acima é necessário também o preenchimento de um cadastro chamado Ficha Cadastral de Pessoa Física. Para estes é necessário ir a uma representação diplomática do Brasil (consulado) no país em que estiver.
cpf2 Como tirar CPF nos correios

Como fazer pelos Correios

Como já foi mencionado, para tirar o CPF pelos Correios é necessário pagar uma taxa de R$ 5,70. Antigamente este documento era emitido em plástico, como um cartão de crédito, mas desde 2011 o plástico foi substituído por um comprovante simples e pela inclusão do número no RG.

  1. Vá até uma agência dos Correios portando um dos documentos citados acima de acordo com a sua situação.
  2. Pague a taxa de inscrição (uma única vez).
  3. Receba no ato o seu comprovante ou então imprima a partir do site da receita Federal.
correios31 Como tirar CPF nos correios

Dicas complementares

Dados Incorretos – Em alguns casos pode ter ocorrido de os dados do CPF estarem incorretos. Neste volte ao posto onde você o emitiu e atualize. Para checar se os dados estão corretos você pode verificar no site da Receita Federal na guia de consulta de situação cadastral.

O mesmo procedimento acima deve ser aplicado no caso de o cidadão ter alterado algum status, como o nome de solteira ou casada.

Conclusão

Não dá pra viver sem possuir um documento de tamanha importância como o CPF. Se você quiser tirar um passaporte para viajar ou simplesmente abrir uma conta no banco, seja Corrente ou Poupança, você irá precisar ter em mãos este documento.

Aproveite que é bem fácil e faça já o seu.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post