Como tirar mancha de roupa


2235655340_201db2e9a0

Uma simples mancha na sua roupa pode transformar seu dia em um verdadeiro caos. Tanto homens quanto mulheres, gostam de andar bem vestidos e de acordo com as últimas tendências da moda.

Infelizmente acidentes acontecem. Pode ser um teimoso molho que teimou em cair em sua roupa ou o batom que maldosamente manchou o vestido. Não importa, as armadilhas são muitas e podem causar uma dor de cabeça inesperada. Mas não se desespere.

Existem truques quer podem salvar a sua roupa naqueles momentos mais complicados, muitos dos materiais podem ser encontrados em sua casa. Tirar manchas pode deixar de ser um problema para você, se seguir as dicas que listamos a seguir.

3164774544 374092e743 Como tirar mancha de roupalara604/Flickr

Você vai precisar de

  • Água morna;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Toalha de papel ou flanela;
  • Gelo;
  • Álcool
  • Detergente.

Usando bicarbonato de sódio

  1. Existem muitas soluções caseiras que embora pareçam eficiente, e em alguns casos são, podem ser agressivas o suficiente para danificar o tecido. Experimente tirar as manchas mais complicadas com água e bicarbonato de sódio.
  2. Misture um pouco de bicarbonato de sódio com água. Utilize-a para lavar o tecido manchado.
  3. O efeito esperado é o mesmo das grandes promessas em remoção de manchas do mercado. O bicarbonato de sódio deverá liberar gases que provocarão uma reação química nas roupas, liberando as partículas que formam as manchas.

214395327 f7823b3f28 Como tirar mancha de roupablmurch/Flickr

Usando vinagre e leite para tirar manchas de canetas

  1. Canetas esferográficas também podem ser bem inconvenientes quando teimam em explodir em nosso bolso. Para resolver esse problema, misture leite e vinagre em uma vasilha.
  2. Deixe a roupa de molho par várias horas na vasilha com o leite e o vinagre.
  3. Retire a roupa da vasilha e esfregue o local com a mancha. Será necessário repetir o processo algumas vezes até que a mancha sai completamente.

Retirando chiclete

  1. Embora não seja exatamente uma mancha, ele comporte e traz o mesmo problema. Para removê-lo, primeiro retire a grossa camada do chiclete com auxílio de uma faca. Cuidado para não danificar a roupa.
  2. Passe gelo em cima do chiclete até que ele endureça. A partir daí ele vai poder se soltar com mais facilidade.

Mancha de Batom

  1. Antes de tentar tirar a mancha é preciso remover o excesso do produto da roupa. Para isso você pode usar uma toalha de papel com boa absolvição ou uma flanela limpa. Em ambos os casos tome cuidado para não piorar a mancha.
  2. Esfregue um pouco de Álcool na mancha para tentar remover mais um pouco, em alguns casos totalmente a mancha.
  3. Lave a roupa manchada com batom com água corrente e detergente, lembrando de esfregar delicadamente para não danificar o tecido ou piorar a mancha.

Dicas

  • Cuidado ao utilizar produtos abrasivos para remover manchas. Existem pessoas que se utilizam de pasta de dentes para tentar remover as manchas da roupa. Além de manchar por si só a roupa, a pasta de dente poderá danificar permanentemente o tecido.
  • Água sanitária pode resolver alguns problemas de manchas, mas se mal manipulado pode causar efeito contrário. Cuidado ao usar esse produto, ele pode manchar e/ou desbotar as cores de sua roupa.

800px Laundry room tvättstuga Como tirar mancha de roupaBluescan sv.wiki/Flickr

Não é preciso recorrer a soluções caras para socorremos nossas roupas nos momentos mais difíceis. Claro que existem muitos produtos eficientes disponíveis o mercado, e de fato valem a pena, mas nem sempre estão ao nosso alcance. A partir daí, vale a criatividade da cada um para retirar as manchas, sem perder o estilo.

Boa sorte!

(Imagem Destaque:  Ben+Sam/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !