Como tirar mancha de sangue


blood

A mancha de sangue está entre uma das nódoas mais temidas na hora de sua remoção. Nesse caso, há alguns aspectos que devem ser levados em conta para limpá-lo definitivamente dos tecidos de seu vestuário e/ou de sua casa em geral.

Dicas

  • Primeiramente, considere se a nódoa é recente ou antiga, se ela ainda está molhada ou se já secou, pois a eficiência do tratamento aplicado dependerá de quanto tempo a mancha se impregnou no tecido, nesse caso, quanto mais recente mais eficaz a solução;
  • Nunca, trate a mancha de sangue com água morna ou quente, pois, isso irá piorar a situação, uma vez que esse procedimento ajuda a fixar o borrado no tecido. Opte sempre pela água fria.
8149424252 a2153b13e6 z F550x450 Como tirar mancha de sangue

Via Flickr

Passo a passo

  1. Avalie se a nódoa é fresca ou se já secou no tecido. Caso esteja recente, lave-a com água fria, mergulhando- o tecido manchado por trinta minutos na água mais gelada possível. Depois disso, aplique o produto água oxigenada direto na marca de sangue;
  2. Caso a mancha já esteja seca no tecido, escove a região manchada a fim de se remover o máximo do sangue impregnado no pano. Em seguida, enfie o tecido em um composto de água fria e detergente enzimático, a fim de se absorver toda a nódoa ainda restante, deixe o tecido o máximo possível mergulhado nessa solução. Após isso, lave normalmente o tecido, averiguando a evolução conseguida. Repita a operação, caso não obtenha o resultado pretendido;
  3. Além desses métodos tradicionais, existem os métodos caseiros e alternativos para a remoção de manchas, inclusive para as soluções das nódoas de sangue nos tecidos.

Dicas caseiras

Em manchas secas de sangue, aplique algum tira-manchas de sua preferências misturado com algumas gotinhas de amônia. Atenção: Não aplique essa solução para remoção de nódoas de sangue em tecidos de seda ou de lã.

Para tecidos com manchas de sangue molhadas, ou seja, ainda frescas, mergulhe-os por vinte minutos em uma mistura com um litro de água morna, meia colher de detergente e uma colher de amônia.

Veja como é fácil preparar uma solução caseira para retirar nódoas de sangue secas ou molhadas. Para o composto tira-manchas a seco, você precisará dos seguintes itens:

  • Óleo de coco (pode ser substituído por óleo mineral);
  • Solvente para lavagem a seco;

Como fazer

  1. Misture uma parte do óleo com oito partes do solvente;
  2. Guarde a mistura em um recipiente fechado de modo a evitar sua evaporação ou troca de calor com o ambiente;
  3. Tenha cuidado com essa mistura, pois ela é bastante tóxica e inflamável. Guarde cuidadosamente.
7567710996 75975ba545 z F550x450 Como tirar mancha de sangue

Via Flickr

Para o composto tira-manchas líquido, você precisará dos seguintes itens:

  • Glicerina;
  • Detergente líquido comum;
  • Água.

Como fazer

  1. Misture uma parte da glicerina com uma parte de detergente branco a oito partes de água. Para mesclá-los bem antes do uso, agite em uma garrafa plástica e mantenha fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.

São dicas simples e aplicáveis no dia a dia. Boa sorte e bom trabalho!