Como tirar mancha deixada por outra roupa


2146294851_f3dc8321d4

Chegar em casa, tirar a roupa, colocar na máquina, lavar e secar. Um ritual que parece bem simples, mas quando colocamos a roupa no varal, conseguimos ver que,  aquele vestidinho branco de renda super fofo  está manchado e de rosa, o que é um verdadeiro desastre!

Para acabar com essas manchas deixadas por certos tipos e cores de tecido, e que estragam nossas roupas, este artigo vai passar algumas dicas de como tirar manchas deixadas por outras roupas. Confira, a seguir:

Como tirar mancha deixada por outra roupa

  • Prevenir é essencial. Algumas dicas para evitar esses transtornos podem ser implementadas já na separação e  lavagens das roupas como, por exemplo – e a principal delas – separar as peças por tonalidade. É simples: nunca se deve-se  misturar cores muito diferentes na máquina de lavar para evitar essas manchas desagradáveis. Então, separe cuidadosamente as roupas vermelhas, de tonalidade vinho e de tecidos em cores como pink e lilás, que podem ser lavadas em conjunto.

3164780172 58fb31830e Como tirar mancha deixada por outra roupaLara604/Flickr

  • Na lavagem posterior, coloque as roupas brancas, de cor crua ou gelo. Outro grupo de cores que devem ser cuidadosamente separados são os tons caramelo e marrom, assim como as roupas de cor laranja, amarelo e mostarda, que devem ser lavadas separadamente também, assim como verdes e azuis. Separando por tonalidades de cores esse problema de uma roupa manchar a outra é evitado.

Como tirar manchas

E se mesmo assim a roupa sair manchada por aquela meia colorida que ficou esquecida na máquina? Ou se a roupa ficou muito tempo úmida e na hora de lavar soltou aquela tinta toda? Calma! Existem uns truques para consertar esse problema. Confira o passo a passo:

Usando água quente contra as manchas

  1. Ferva as roupas em uma panela com água e cerca de 1 copo americano de sabão em pó. Deixe ferver por 10 minutos. Depois é só enxaguar bem e estender para secar à sombra.
  2. Porém, se a roupa for colorida e de tecido algodão o primeiro passo é só colocá-la em uma panela coberta de água e deixar a peça ferver. O segundo passo é colocar uma boa quantidade de açúcar, cerca de 4 a 5 colheres de sopa e deixar ferver até a mancha sair.

800px Polarstern laundry hg Como tirar mancha deixada por outra roupaHannes Grobe, Alfred Wegener Institute/Wikimedia Commons

Usando água oxigenada para retirar manchas

  1. Se a roupa machada for branca, é só colocar em um balde com água e 4 tampinhas de água oxigenada, deixando a roupa de molho durante toda a noite. Pela manhã é só enxaguar e colocar para secar no varal.

Experimente o vinagre

  1. Outra dica para roupas que ficaram coloridas por outras roupas é deixar de molho em um balde com água e a mesma quantidade de vinagre branco.
  2. Depois de um tempo, retire a roupa dessa mistura e jogue um pouco de álcool diretamente sobre a área que está machada e retorne a roupa para o balde.
  3. Deixe de molho por cerca de 5 horas seguidas. Depois é só retirar as peças desse balde e colocá-las para bater novamente na máquina, apenas com sabão em pó.
  4. Deixe secar naturalmente.

Além dessas dicas caseiras, existem produtos específicos para a retirada de manchas provocadas por outras roupas. É só procurar no supermercado e seguir o passo a passo recomendado pelo fabricante.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: mckaysavage/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post