Como tirar manchas do vaso sanitário


800px-Australian_Toilet

Não há nada como um ambiente limpo, organizado e tranquilo, onde, ao final de um longo de dia estudos e trabalho, possamos descansar e ter um momento de tranquilidade. A limpeza e manutenção da casa, diz muito sobre os próprios donos e se encontra aí a importância de manter uma rotina de organização.

Existem, no entanto, situações que nem mesmo uma rotina de limpeza é capaz de solucionar. Manchas inesperadas surgem em recipientes e é necessário a utilização de diversas técnicas e produtos para que seja realizada a sua remoção completa.

Um dos problemas mais comuns encontrados por àqueles que passam por um processo de mudança ou mesmo donas de casas que precisam lidar com uma rotatividade grande de pessoas, são as manchas em vasos sanitários. Tais manchas, podem ser de diversas origens e de difícil remoção. Resíduos orgânicos depositados e não removidos de imediato; Materiais de reforma e construção; Mesmo produtos de limpeza, quando utilizados indevidamente, podem gerar manchas que dificilmente serão removidas. Seguem então  algumas dicas que poderão lhe ajudar no processo de remoção.

Toilet llqq 001 Como tirar manchas do vaso sanitárioTenzinx3/Wickmedia Commons

Água sanitária

Você vai precisar de:

  • Água sanitária;
  • Luvas de Borracha;
  • Escovões sanitários;

Um dos maiores aliados da limpeza da casa, é a própria água sanitária (podendo ser encontrado com variedade de nomes). Esta, é utilizada na remoção de manchas em pisos e também em vasos sanitários. O próprio vaso sanitário, possuí uma constituição física que auxilia no processo de limpeza. Geralmente são feitos de porcelana vitrificada, que torna-se mais fácil de limpar.

Ao efetuar a limpeza, é recomendado que o foco não seja apenas a mancha, pois estruturas adjacentes na própria borda do vaso, podem levar resíduos ao fundo e não resolver por completo o problema. Por questões de higiene e precaução (afinal, produtos de limpeza possuem uma gama variada de compostos químicos), é recomendado o uso de luvas de borracha em todas as fases do processo. Recomenda-se também, leitura dos rótulos para que os produtos sejam utilizados de maneira correta.

Para desinfetar, recomenda-se o uso de 1 e 1/2 xícara de água sanitária. O conteúdo deve ser despejado dentro do vaso, agindo por 10 minutos. Passados os 10 minutos, é necessário escovar a parte interna com um escovão sanitário (de preferência de cabos longos). Tendo seguido o passo a passo, dê a descarga e aguarde por resultados.

Bórax

167881436 6d3ea1b834 1 Como tirar manchas do vaso sanitáriomararie/Flickr

Você vai precisar de:

  • Bórax;
  • Luvas de borracha;
  • Escovões Sanitários;

Em caso de manchas mais resistentes, e que a tentativa com a água sanitária seja ineficaz, recomenda-se que a limpeza seja feita em duas etapas. Na primeira delas, utiliza-se 1/4 de xícara de Bórax na parte interna. A mistura agirá durante toda a noite; Na segunda parte do processo (ou segundo dia), pode-se utilizar o escovão para remover e efetuar a limpeza do local. Ao final do processo, é necessário dar descarga.

As manchas de ferrugem saem, geralmente com clareadores de lavanderia.

Pato Herpich

Você vai precisar de:

  • Pato Herpich;
  • Luvas de borracha;
  • Escovões sanitários;

O Pato Herpich em si, é próprio para remoção de manchas da louça sanitária. É necessário efetuar a aplicação do produto e aguardar 30 minutos, enquanto age no local despejado. Após os 30 minutos, a remoção pode ser feita através da descarga, e caso necessário, com a retirada dos excessos pelo uso do escovão sanitário.

Man washing hands 1 Como tirar manchas do vaso sanitárioBill Branson/Wickmdia Commons

Bicarbonato

Você vai precisar de:

  • Bicarbonato;
  • 1 Limão;
  • Luvas de Borracha;
  • Escovões sanitários;

Útil em quase todas as funções domésticas, o bicarbonato pode susbstituir o cloro na remoção de limo em louças sanitárias. Para que tal remoção seja efetuada, é necessário despejar um punhado de bicarbonato e deixa-lo agir por uma hora. Logo após, uma simples mistura com suco de um limão e duas colheres (chá) de bicarbonato, podem ser utilizadas pra concluir a limpeza. Com o auxílio de um escovão, a mancha será removida de toda a superfície.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Matthew Paul Argall/Wickmedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !