Como tirar manchas de graxa das roupas


graxa

Perder uma roupa por consequência de uma mancha ou coloração alterada é um desperdício, ainda mais se esta peça for nova, bonita e de sua preferência. Pode acontecer de você estar próximo de um objeto e de repente “encostar” nele sem querer e esse mesmo objeto pode estar impugnado de sujeira e outras substâncias que soltam coloração com facilidade. Se você estiver utilizando uma peça de roupa escura demorará a perceber os efeitos de seu deslize. Mas, se estiver usando uma roupa clara verá rapidamente como ela foi afetada e logo entrará em desespero.

mecânico F550x450 Como tirar manchas de graxa das roupas

Via Flickr

As manchas mais comuns e mais difíceis de eliminação são as de pintura e graxa. A pintura, por alterar a coloração do tecido e a graxa, por ficar presa ao algodão e poliéster, além de possuir uma pigmentação escura, tornando sua remoção ainda mais complicada. Mas não entre em pânico ou jogue suas roupas sujas de graxa ou pintura fora, sem ao menos tentar tirá-las com as dicas a seguir. São métodos práticos e eficientes que vão tirar manchas, principalmente da graxa, de suas roupas e panos de uso doméstico. Veja como é fácil e possível de se fazer em poucos minutos:

Como tirar mancha de graxa – Dicas:

  1. Pegue as roupas afetadas pela graxa e separe-as das demais. Coloque-as em uma bacia e ponha, sob a mancha, uma colher de detergente líquido e uma colher de álcool em gel. Não coloque água ainda. Deixe esta mistura ativa na roupa e espere por 30 minutos. Passado este tempo, pegue uma escova, dessas de esfregar roupa, e passe sobre a mancha, fazendo movimentos com as mãos de vai e vem. Perceba que a roupa começa a ficar mais “branca”, perdendo a coloração escura da graxa. Aí, basta você enxaguar e verificar se já está sem mancha. Caso não esteja, repita o processo e, se estiver, é só lavar normalmente, como as demais roupas.
  2. Há outro método totalmente caseiro para eliminar as manchas de graxa das roupas, utilizando manteiga. Dúvida? Pois então experimente colocar sobre a mancha de graxa uma colher de manteiga, preenchendo toda a área afetada e cobrindo a coloração preta deixada pela graxa. Agora, espere 10 minutos até a manteiga começar a derreter naturalmente, sem a ação solar, e esfregue fazendo movimentos circulatórios sobre a marca. Faça isso até que toda a mancha de graxa saia e depois lave a peça com bastante água e sabão, para tirar a gordura da manteiga e os resquícios da graxa já eliminada. Lave juntamente com as demais roupas.
  3. A outra dica caseira para que as manchas de graxa sejam limadas de suas roupas é obtida através da utilização de bicarbonato de sódio. Coloque as roupas afetadas em uma bacia e, sobre a sujeira da graxa, aplique uma colher de bicarbonato de sódio, preenchendo toda a mancha. Depois coloque uma colher de água quente e deixe esta mistura agir por 30 minutos. Ao concluir esta etapa é só lavar a peça com bastante água atentando-se para que não fique bicarbonato de sódio em suas roupas,  principalmente se estas tiverem bolsos e detalhes, para que isso não possa irritar sua pele.
maquina lavar F550x450 Como tirar manchas de graxa das roupas

Via Flickr

Não misture as roupas sujas de graxa com as demais, para não proliferar o problema. Remova primeiramente as manchas e depois lave as peças em conjunto. Use luvas para esfregar a graxa, evitando que elas se aloquem sem suas unhas e que sua mão fique oleosa. Aproveite esta dica e reaproveite suas roupas. Economize dinheiro e perceba como é simples eliminar a graxa do seu figurino, seja ele casual ou profissional.

Boa Sorte!