Como tirar manchas do sofá


144174246_990d7ed455

Os móveis são sempre os mais propensos a sofrerem algum tipo de acidente doméstico, sendo as manchas as mais comuns. O sofá é uma das peças que mais sofrem com esse tipo de contratempos, sendo que elas podem ser provocadas por diferentes tipos de materiais. Com uma dose extra de cuidados e os produtos certos, é possível retirar até mesmo aquelas mais complicadas, porém tudo vai depender de uma série de fatores, principalmente do tempo em que a peça ficou exposta à sujeira. Cada uma dessas machas exige um tipo de procedimento diferente, no geral o gelo é muito eficiente na hora de retirar esses pontos escuros, basta apenas pressioná-lo pacientemente sobre a área atingida, mas nem sempre isso é o suficiente.

4586448805 447fd8db98 Como tirar manchas do sofálara604/Flickr

Aprenda como tirar manchas do sofá

O primeiro passo a ser feito na hora de retirar qualquer tipo de mancha é saber a sua origem, o que a provocou, somente assim você poderá escolher o produto mais adequado para o seu caso. O material do qual o sofá é feito também deve ser levado em consideração, o couro, por exemplo, costuma ser muito sensível a produtos muito químicos.

Você vai precisar de

  • Álcool
  • Amoníaco
  • Pano limpo
  • Água
  • Bicarbonato de Sódio
  • Vinagre
  • Leite

Passo a passo

  1. Verifique o que provocou a mancha no seu sofá, somente assim você poderá escolher qual a melhor solução. O suor costuma causar algumas marcas, se esse for o seu caso você vai precisar misturar uma colher de álcool e uma de amoníaco em um litro de água. Passe um pouco da mistura sobre a mancha lavando bem, em seguida passe um pouco de água quente para finalizar. Se as manchas forem muito profundas, você ainda pode colocar um pouco de vinagre diretamente no local. Espere secar na sombra.
  2. Faça uma limpeza usando um pano limpo e uma mistura de bicarbonato de sódio com água no caso das manchas de mofo. Se o sofá tiver um revestimento colorido, você pode trocar essa solução por um pouco de leite fervente, passe até que a mancha tenha sido totalmente retirada, complete com um pouco de água.
  3. Misture um pouco de leite e vinagre e aplique diretamente na mancha caso ela tenha sido provocada por alguma caneta. No caso das manchas de tomate, o recomendado é espalhar um pouco de maisena sobre a superfície, acrescentar um pouco de água, esperar secar e retirar com uma esponja ou escova limpa.
  4. Faça uma limpeza preventiva regularmente no seu estofado, assim além de ficar livre de sujeiras, você ainda consegue fazer uma camada protetora dependendo do material que ele é feito.

4972823950 b9c7d250b6 Como tirar manchas do sofáwalknboston/Flickr

Dicas

  • Existem produtos prontos para deixar o seu sofá sem nenhum tipo de mancha, procure um que não seja muito agressivo, dessa maneira você aumenta a durabilidade do seu móvel, além de usar alguns truques simples
  • Moscas podem eventualmente deixar algum tipo de mancha, nesse caso você pode passar um pouco de álcool misturado com água, de preferência destilada para limpar mais profundamente

Pequenos cuidados evitam situações desagradáveis, seja com as pessoas da sua família, ou até mesmo com as suas visitas. Mantenha sempre o seu sofá livre de manchas e boa sorte!

(Imagem Destaque: chaquetadepollo/Flickr)