Como tirar manchas e cheiro de xixi do colchão


xixi

Costumeiramente com crianças pode ocorrer de as mesmas acabarem urinando enquanto dormem. O problema é que o colchão além de ficar com odor muito desagradável, provavelmente manchará. Uma dica já de largada para você é: limpe rapidamente!

No bem da verdade altamente recomendável para evitar que essas situações desagradáveis aconteçam é você comprar uma capa impermeável e usá-la em seu colchão. O custo benefício será muito grande, afinal de contas, essas capas costumeiramente não são caras e evitarão que você logo no início do dia encontre algo que trará muito desconforto logo pela manhã, todavia, se você não se preparar dessa forma e o xixi estar lá, faça o seguinte:

  1. Não molhe abundantemente o local onde houver urina. Se você “encharcar”, a urina se espalhará ainda mais em seu colchão. Portanto umidifique o local com muita cautela.
  2. Nesse momento entrará em ação o borato de sódio. Agora sim você pode abusar. Dessa forma o cheiro insuportável será neutralizado e em relação ao cheiro você não irá mais se preocupar. Aplique o borato de sódio e o espalhe com a mão aonde achar necessário.
  3. Leve ao sol ( ou lugar onde há constante ventilação) e espere secar.
  4. Utilize um aspirador e retire todo o pó que conter no colchão.
  5. O colchão estará pronto para o uso novamente.

1435761130 50a01ac51d z F550x450 Como tirar manchas e cheiro de xixi do colchãoGreg Chiasson / Flickr

Todavia, se a urina ainda estiver úmida quando você notar do acontecido, faça esse procedimento:

  1. Com uma esponja, tente absorver o máximo possível da urina.
  2. Ao contrário do procedimento em supra, agora encharque de água para a urina se espalha bem novamente, e após isso utilize a esponja e tente absorver o máximo possível do xixi.
  3. Repita o segundo procedimento até que o odor forte não seja sentido, se for necessário você poderá se valer da utilização de álcool ou até mesmo do vinagre, isso, aquele mesmo utilizado no dia a dia.
  4. Leve para um local adequado para secar, longe o máximo possível da umidade.
  5. O colchão estará pronto para o uso novamente.

Como referido anteriormente se o colchão não for rapidamente limpado, a mancha e o odor serão mais acentuados, existem pessoas que acham que para a solução desse problema não irá ter solução. Mas elas estão muito enganadas, pois, como foi verificado com as dicas acima mencionadas é possível sim solucionar o caso. Mas claro, devem ser respeitados os passos adequados, caso contrário o colchão continuará manchado.

Existe mais dicas para incrementar os passo anteriores, como por exemplo:

  • Se você usar uma roupa de cama em seu colchão, retire ela do mesmo, lave em água morna e aplique detergente.
  • Você poderá usar bicarbonato de sódio sobre a mancha para tirar o odor. Após aplica, cubra todo o colchão com o plástico e deixe ali por cerca de dez horas.
  • Além disso, poderá ser aplicado um desinfetante em forma de spray para acabar de vez com o cheiro.
  • Se mesmo assim não acabar o fedor, faça isso: utilize uma xícara de água e misture com aproximadamente um litro de peróxido de nitrogênio e mais meia xícara de bicarbonato de sódio, misture tudo e aplique no colchão. Deixe agira por uma hora. Retire o excesso e coloque secar.

49968687 7e3cf3851c z F550x450 Como tirar manchas e cheiro de xixi do colchãoW. Robert Howell / Flickr

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês, até a próxima.

(Imagem destaque: Alan Stanton / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !