Como tirar o mau hálito


mini_500_7472_128786281139893

O mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema que afeta milhares de pessoas. Suas causas geralmente advém de problemas na saúde bucal como gengivite, falhas na escovação, entre outros. Pode ser também causado por problemas estomacais.4185 1199239230198921 500x250 Como tirar o mau hálitoO mau hálito pela manhã é perfeitamente normal, o problema é quando ele dura o dia todo, sendo então denominado de mau hálito crônico. Geralmente quem possui é o último a saber, por isso, se desconfia, pergunte a alguém de sua confiança como está o seu hálito, ou faça um teste com um especialista. Mas a boa notícia é que existe solução. Confira algumas dicas para se livrar de uma vez por todas deste incômodo.

Passo a passo

  1. Primeiro é necessário estar ciente dos principais fatores que causam esse problema, são eles: cárie; gengivite; periodontite; tabagismo; alcoolismo; deficiência na higienização oral; consumo de alimentos como cebola e alho; fluxo reduzido de salivação; entre outros.
  2. Escove os dentes corretamente, pelo menos depois das principais refeições, e use o fio dental para evitar acúmulo de restos alimentares entre os mesmos. O fio dental deve ser usado sempre que escovar.
  3. Faça uma verdadeira limpeza na sua língua, que as vezes fica esquecida na escovação, com um limpador (encontrado em qualquer farmácia) ou até mesmo com a escova, faça movimentos de dentro para fora sempre que escovar os dentes. A  língua é um dos principais reservatórios bucais das bactérias que provocam o mau hálito, por isso sua limpeza frequente é fundamental.
  4. Utilize enxaguantes bucais sem álcool como auxiliares da higienização.
  5. Mantenha o corpo sempre hidratado, beba pelo menos 2 litros de água diariamente.
  6. Evite consumir, em excesso, alimentos com odores ou gostos muito marcantes como cebola, champignon e alho. Evite também café, cigarro e bebidas alcoólicas.
  7. Não fique em jejum prolongado e tente comer pelo menos a cada 2 ou 3 horas, faça uma dieta balanceada e inclua fibras em sua alimentação.
  8. Visite o dentista regularmente o ideal é, no mínimo, a cada 6 meses.

4050039939 3a2d54ff0a b 600x250 Como tirar o mau hálitoDicas caseiras para se livrar do mau hálito

  • Em um litro de água coloque malva, menta e cravo da índia (um punhado de cada). Ferva, espere esfriar e faça um gargarejo quatro vezes ao dia.
  • Mastigar cravos da índia disfarça o mau hálito temporariamente.
  • Mascar chicletes ajuda na produção da saliva, em especial os sem açúcar. Trata-se de um bom artifício para aqueles que possuem baixo fluxo salivar (uma das causas da halitose), ou estão em uma situação que impossibilita o uso de fio dental e da escovação.
  • Coma alimentos como a maçã, cenoura crua, abacaxi e laranja. São excelentes para limpar a parte superior da língua.

7718 1290916195958831 400x250 Como tirar o mau hálitoPor ser constrangedor, o mau hálito pode afetar toda a vida profissional, social e até amorosa de um indivíduo. Mesmo com todas essas dicas, se o problema não for resolvido, procure um especialista, ele com certeza irá te indicar o caminho adequado. Mau hálito tem jeito. Boa Sorte!