Como tirar pelo encravado


849901222_013c1b0207

Os pelos encravados podem ser um problema ou incomodo para muitas pessoas que os possuem, sendo que até mesmo a aparência dos mesmos pode causar vermelhidão a região e até mesmo irritação.

A origem dos pelos encravados dá-se quando o mesmo enrola-se sob a pele, ao invés de encontrar um poro desobstruído para que o mesmo possa sair para fora da pele e assim crescer, sendo que o crescimento do mesmo, quando encravado, dá-se dentro da própria pele, formando todos os problemas citados acima. Veja, abaixo, como tirar pelo encravado corretamente.

3994804357 a950813ac6 Como tirar pelo encravadosmalltownguy22/Flickr

Materiais

  • Álcool
  • Pinça
  • Água oxigenada
  • Toalha (preferencialmente de rosto)
  • Sabão
  • Água morna

Passo a passo

  1. Faça a higienização correta da pele. É necessário que você faça a limpeza completa do local onde está o pelo encravado, para que o mesmo possa ser removido corretamente, sendo que, ao realizar o processo, um poro será aberto e, por este motivo, é necessário seguir os cuidados de higienização necessários. Com água morna e sabão, limpe o local onde o pelo encravado está presente, evitando que qualquer infecção ou bactérias possam entrar em sua pele quando a mesma estiver vulnerável.5861123023 02f0a23611 1 Como tirar pelo encravado                                                                              TheGirlsNY/Flickr
  2. Esterilize o material. É necessário que você esterilize a pinça corretamente para que, como citado acima, nenhuma infecção ou bactéria possa entrar em sua pele quando a mesma estiver vulnerável, devendo colocar o material em uma solução com álcool somente por alguns minutos para que a mesma possa ser usada imediatamente.
  3. Coloque uma compressa com água morna acima da região onde está o pele encravado. Para facilitar a abertura dos poros de sua pele, é indicado aplicar uma compressa com a utilização de uma toalha umedecida com água quente para que a mesma fique acima da pele por alguns minutos, sendo que, provavelmente, o pelo já começará a aparecer com este processo.
  4. Abra a pele para a remoção. Caso o pelo encravado estiver preso na pele em um estágio mais avançado, ou seja, sangrando ou com uma irritação em nível alto, é necessário que, com o auxílio da pinça, você possa raspar de leve a pele para que o pelo possa ser alcançado pelo material e, assim, permitir que o mesmo liberte-se do folículo, devendo exercer um pouco de pressão para que este passo possa ser realizado com êxito.
  5. Puxe o pelo. É necessário que você desenrole o pelo por completo e, em seguida, com a ajuda de uma pinça, consiga puxá-lo sem muita força, somente para deixá-lo exposto na pele. Observação: caso você arrancar o mesmo, a possibilidade de que o pelo que irá nascer em substituição do que foi expelido seja, também, encravado é muito grande, ou seja, o processo terá continuidade caso o mesmo for removido por completo, devendo somente colocá-lo apto para que o mesmo cresça na direção correta.
  6. Realize, novamente, a higienização. Para prevenir qualquer tipo de problema que possa ser causado com a pele exposta, além de que, ocasionalmente, o processo possa gerar um pouco de sangue, é necessário limpar o local com água oxigenada para manter todos os poros em um estado perfeito.

Siga as dicas e o passo a passo acima para que você saiba como tirar pelo encravado corretamente sem maiores dificuldades, eliminando o incômodo.

Bom trabalho!

(Imagem Destaque:   rick /Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !