Como tocar clarinete


5352593165_ceabe362df

O clarinete é um instrumento de sopro que surgiu do chamelau, um instrumento muito popular na Europa na idade média. Ele é feito por um tubo geralmente de madeira, com uma única palheta com hastes metálicas para chegar onde os dedos não chegariam naturalmente, chamada chaves.

Existem vários tipos de clarinete de acordo com os seus registros: grave, médio, agudo e superagudo, e é utilizado nas maiores orquestras do mundo. O clarinete é um instrumento muito fácil de tocar, confira as dicas abaixo.

Primeiro instrumento

O primeiro passo para tocar clarinete é adquirir um instrumento de qualidade. O seu primeiro instrumento não precisa ser caro, ele deve ter um preço que cabe no seu bolso e possibilite os seus estudos. Pesquise em sites e fóruns de música quais são os instrumentos de melhor custo-benefício.

5461742358 ec21ca6cd2 Como tocar clarinete

Via Flickr

Passo a passo

O clarinete é um instrumento transpositor, ou seja, quando você toca, a nota real é 2 semitons abaixo da nota que você toca, por isso se você tocará acompanhando instrumentos em D. O ideal é que você toque meio tom acima. Caso você toque sozinho, você só precisa transpor se quiser tocar no tom original da música.

  1. Posicione os dedos corretamente, coloque o dedão da mão esquerda tampando a chave que fica na parte inferior do instrumento, com cuidado para não confundir com a outra chave que fica acima do furo, e repouse o dedo indicador, médio e anelar da mão direita nas três primeiras chaves. Lembre-se de pressionar bem todas as chaves, pois, caso contrário, o som não vai sair ou vai sair feio e desafinado.
  2. Repouse o clarinete delicadamente sobre os lábios, sem morder e assopre. Com todos os dedos no instrumento, o som que sairá é o Dó, na cifra representado pela letra C. Tirando o dedo médio da mão direita, você terá a nota Ré (D) e quando deixa apenas o indicador da mão esquerda a nota tocada é a Mi (E). Quando você toca o clarinete apenas com o dedo polegar pressionado, a nota que produz é a Fá (F).
  3. Treine bastante as notas até que você consiga produzir um som claro e constante, sem variações. Com o tempo, pesquise músicas simples que podem ser tocadas com as notas que você aprendeu e toque-as até que saia com perfeição.
  4. Junto com as músicas, treine a escala maior e a escala menor, para que você consiga compor no instrumento e fazer improvisações. Se possível, procure aprender a ler a partitura em clave de sol, pois todos os exercícios e músicas que você encontrará disponíveis na internet estarão nesse formato.
3199801412 a326a187b3 Como tocar clarinete

Via Flickr

Sempre que possível é bom ter um professor para que te oriente nos exercícios, te explique a técnica e passe um maior conhecimento, mas nem sempre é possível, pois o clarinete é um instrumento difícil de achar quem toca e quem ensina.

Treine pelo menos uma hora por dia,  prefira treinar pouco tempo todos os dias do que um longo período uma vez na semana, para você assimilar melhor o aprendizado, e seja persistente para ser um bom clarinetista.

Boa Sorte!