Como tocar guitarra com palheta


7914618736_47c0fbc889

Quando o assunto é guitarra, a palheta é praticamente item obrigatório para se ter uma boa performance. Com exceção de alguns casos, poucos, diga-se de passagem, a maioria das musicas devem ser executadas utilizando a palheta. Com isso, é extremamente importante que o futuro guitarrista, aprenda a utilizar a palheta logo no início da vida musical. Se isso não acontecer, terá muito mais dificuldades em acostumar com o uso, pois, além da necessidade do aprendizado do uso, ainda terá mais o trabalho em acostumar – se com os movimentos da palheta, visto que é um pouco diferente do uso da mão.

A palheta e a mão

O primeiro aspecto a ser observado é a forma de segurar a palheta na mão. Para isso deve esticar o dedo indicador da mão responsável pela levada da palheta e, com a outra mão, colocar a parte mais grossa da palheta na parte central do dedo, mais precisamente na primeira dobra do dedo. Depois é preciso dobrar o dedo como se estivesse formando um gancho. Com isso a palheta ficará presa adequadamente.

6762558749 f386e37683 300x199 Como tocar guitarra com palheta

Via Flickr

Depois deverá fechar a mão levemente, sem forçar, para poder fazer o movimento e retirar o melhor som da guitarra ou do violão. O dedo polegar precisa ficar mais próximo do parte grossa da palheta, enquanto o indicador deverá ficar mais próximo da parte fina da palheta. assim que somente esses dois dedos entrem em contato com a palheta. A mão deve ficar em formato de concha e nunca extremamente fechada para evitar que se faça força em demasia. No entanto, os dedos que não entram em contato com a palheta, devem se manter abertos para facilitar algumas técnicas.

Como tocar

  1. Deixe a mão relaxada: No início, até acostumar a tocar com palheta, é natural que ela queira escapar da mão. A tendência do iniciante, é deixar a mão muito firme e extremamente dura para evitar esse contratempo. Porém, com essa atitude, a mão acaba perdendo o movimento natural e consequentemente os ritmos. Com o tempo e treino, a palheta, naturalmente se fixará melhor na mão, e os movimentos já serão naturais. Quando necessitar fechar a mão para efetuar técnicas específicas, será mais tranquilo do que fazer ao contrário, caso acostume tocar sempre com a mão fechada.
  2. A levada da palheta deve ser da mesma forma como se toca sem o uso do acessório. A utilização da palheta é feita para facilitar a prática de solos e para técnicas de abafamento. Portanto, na hora da levada, deve ser executada naturalmente.
  3. O cuidado maior a se ter ao tocar com palheta é tentar maximizar o som e a naturalidade dele com um toque leve, sem exercer nenhum tipo de força diferente com aquela exercida ao tocar sem a palheta. Deve-se sentir o movimento entre o braço e a mão. Se apenas um tiver movimento é possível que se sinta dores nas articulações pela pressão exercida sobre o outro membro. Contudo, é importante evitar que se faça movimento com o cotovelo, pois irá perder qualidade do som e sentir dores desnecessárias.
1416737572 d35350ad36 300x225 Como tocar guitarra com palheta

Via Flickr

Sempre utilize palheta para não ter dores nos dedos. A única exceção é para músicas calmas e dedilhadas. O som, ao tocar com palheta, fica mais agudo.
Boa sorte e sucesso sempre!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !