Como tocar sanfona


sanfona1

A sanfona é um instrumento que teve origens na Alemanha. O instrumento é formado por um fole por onde o ar é comprimido, um diapasão e duas caixas sonoras.

A sanfona reproduz uma variedade de melodias com sua escala cromática.

O instrumento foi sendo aperfeiçoado através dos anos por cada fabricante, que ia colocando mais registros para aumentar a variedade de sons.

Atualmente as sanfonas fabricadas na Itália são reconhecidas por apresentar um som mais encorpado.

sanfona11 Como tocar sanfona

Via Flickr

Como funciona

Os sons da sanfona são produzidos quando o ar que entra pelo fole passa por entre duas palhetas que estão localizadas no castelo que fica dentro do fole.

Quando o ar passa pelas duas palhetas do castelo, ele pode vibrar mais grave ou agudo dependendo da distância entre as palhetas. Quanto mais distante uma palheta da outra, mais grave o som sairá.A intensidade do som depende do ar que é pressionado nas palhetas. Quanto mais pressão no ar, mais intenso o som sairá.

A sanfona é composta por quatro vozes que podem ser diferentes nas oitavas para uma tecla ou botão.

Um exemplo que pode ser usado é quando se pressiona um registro master de uma sanfona na tecla dó. A nota dó será reproduzida nas oitavas acima e abaixa produzindo apenas um som.

sanfona4 Como tocar sanfona

Via Flickr

Teclado e botões

No lado direito de uma sanfona cromática tem os botões ou teclado.

A sanfona composta por teclado tem as teclas dispostas na vertical. As notas mais graves ficam na parte superior e as mais agudas embaixo.

A sanfona cromática com botões pode ser tocada com a mão direita e sua disposição segue a ordem das escalas cromáticas.

Os baixos são os botões que são tocados com a mão esquerda e tem a função de executar o som de um teclado em uma banda de rock.

A configuração de baixos é composta pelas duas primeiras fileiras que são notas. A segunda determina a tonalidade dos acordes e a primeira o intervalo de terça maior. Existem sanfonas que podem ter até 120 baixos.

Na sanfona existem 3 baixos furados que são Dó (central), Mi (4 baixos acima do Dó) e Lá bemol (4 baixos abaixo do Dó).

Cada diagonal dos botões dos baixos é correspondente aos acordes de uma mesma nota.

Como tocar

É primordial que o aspirante tenha algum conhecimento teórico de música.

A sanfona é um instrumento complexo que exige conhecimentos com uma maior profundidade em teoria musical. Para aprender a tocar sanfona é preciso se matricular em um curso que tenha um professor que ensine as lições básicas do instrumento. Ter uma sanfona em casa é recomendável. Pois é importante praticar pelo menos uma hora por dia para ganhar prática.

Como qualquer outro instrumento, aprender a tocar sanfona exige paciência e dedicação.

A sanfona exige do aluno uma coordenação motora aliada à prática das mãos, pois o som é produzido pressionando as teclas e botões ao mesmo tempo em que se pressiona o ar no fole.

sanfona21 Como tocar sanfona

Via Flickr

Após aprender as primeiras lições e conhecer o básico da sanfona, o aluno poderá tirar lições pela internet onde existe diversos cursos com figuras ilustrativas para conhecimento teórico. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !