Como Tomar a Pílula do Dia seguinte


pilula

As pílulas de contracepção de emergência, mais conhecidas como pílulas do dia seguinte, atuam impedindo a ovulação ou fertilização, usada após a relação sexual para impedir o inicio de uma gravidez.

Além da pílula do dia seguinte, a gravidez pode ser evitada pelo uso de camisinha, contraceptivos orais ou injetáveis, DIUs, entre outros. Cada um com sua porcentagem de chance de prevenir que a mulher não engravide. Porém, a camisinha sendo utilizada corretamente reduz entre 90 a 95% de chance, sendo a mais eficaz.

pilula6 Como Tomar a Pílula do Dia seguinte

Infelizmente, camisinha é feita de plástico e pode rasgar ou estourar a qualquer momento. Ou até mesmo se o casal esquecer-se de usar qualquer método contraceptivo, a pílula do dia seguinte é uma boa escolha.

O nome genérico para as pílulas de contracepção de emergência é Levonorgestrel. Sua venda foi aprovada em 2006 para mulheres maiores de 18 (dezoito) anos sem receita médica.

pilula3 Como Tomar a Pílula do Dia seguinte

Nunca esquecer que a primeira pílula deve ser tomada logo após a relação e a segunda 12 (doze) horas depois. Quanto mais rápido o remédio for ingerido, maiores as chances de efetivação.

Passo a passo – Tomando o contraceptivo

Nesse passo a passo, vamos ver como tomar a pílula do dia seguinte. O comprimido impede que o ovário libere o óvulo, desse modo os espermatozóides não irão encontrar o óvulo, o que evita a fertilização.

  1. Se você é maior de 18 (dezoito) anos, vá até a farmácia e peça uma caixa de pílula do dia seguinte. O farmacêutico irá lhe dizer às marcas que tem. Escolha uma que seja recomendada ou que alguém já tenha usado e tido um efeito adequado.
    pilula1 Como Tomar a Pílula do Dia seguinte
  2. Caso você seja menor de 18 (dezoito) anos, conte o que aconteceu para um adulto e então vá ao médico. Assim, ele irá lhe receitar a pílula do dia seguinte.
    pilula2 Como Tomar a Pílula do Dia seguinte
  3. Existem dois tipos de pílula. Uma vem em dose única e a outra são dois comprimidos – um ingerido logo após a relação e outro 12 (doze) horas depois. Ambos devem ser usados no máximo 72 (setenta e duas) horas após da relação sexual. Lembre-se, quanto maior o tempo, menor a eficácia do remédio.

Dica:

pilula4 Como Tomar a Pílula do Dia seguinte

  • A pílula não pode ser considerada um método abortivo, já que funciona antes que a gravidez ocorra. O medicamento tentará impedir que o espermatozoide chegue ao óvulo, mas caso o óvulo esteja fecundado, ele irá descamar o útero, impedindo a implantação do óvulo fecundado. Caso a gravidez já tenha sido iniciada, a pílula não surtirá efeito.
  • Mesmo sendo liberada a venda, a pílula continua sendo uma droga e pode sim causar efeitos colaterais. O mais comum é alteração no ciclo menstrual e do tempo da ovulação. Dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos são sintomas comuns. Se houver o efeito de vômito ou diarreia nas duas primeiras horas, o medicamento deve ser repetido.
  • Caso você tome o remédio repetida vezes, o risco de engravidar aumenta. Então, por mais que seja uma solução prática, a melhor maneira de se prevenir ainda é a camisinha. A pílula deve ser usada quando o primeiro método contraceptivo falhar.
pilula5 Como Tomar a Pílula do Dia seguinte
  • Se você tiver alguma doença do sangue, vascular, hipertensão ou obesidade mórbida, não tome a pílula. A grande quantidade de hormônio pode provocar pequenos coágulos no sangue que obstruem os vasos.
  • Mesmo com a pílula, é possível engravidar.
  • O medicamento pode afetar o aparelho reprodutor da mulher. A produção hormonal é em intensa, o que pode danificar o aparelho reprodutor feminino.
  • Caso seja a sua primeira vez utilizando esse tipo de método contraceptivo, é sempre confiável consultar um médico e ter alguma indicação do que usar. Não saia comprando qualquer remédio por desespero.

Espero que tenha ajudado e que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas. Até a próxima.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !