Como tomar alcachofra em cápsula


A alcachofra é uma planta muito utilizada pela medicina, pois possui ações protetoras do fígado e são utilizadas, principalmente, para o tratamento de problemas hepáticos, como cirrose. Muitos utilizam as folhas da alcachofra em forma de chá contra a má-digestão, para a perda de peso e para a cura de doenças de pele (psoríase).

A alcachofra é comercializada em forma de cápsulas e pode ser encontrada nas farmácias e lojas de produtos naturais à um preço bem acessível, aproximadamente R$ 20,00 uma embalagem com cinqüenta cápsulas.

Características e propriedades

O nome alcachofra é de origem árabe e significa “planta espinhuda”. Cientificamente é conhecida como Cynara cardunculus e é originária de regiões quentes e mediterrâneas, como África e Tunísia.

alcachofra Como tomar alcachofra em cápsula

Via Flickr

É considerada uma planta de baixa estatura (um metro, no máximo), com folhas de coloração verde e cobertas por uma espécie de penugem branca, que são as principais características desse gênero botânico. Ela é uma planta perene, ou seja, possui um ciclo de vida longo, tornando-se uma das espécies mais cultivadas e comercializadas em todo o mundo.

A alcachofra, ainda em fase de crescimento, produz uma inflorescência considerada comestível, sem causar danos à saúde, porém, depois de transformar-se em flor, totalmente aberta e desenvolvida, passa a ser muito perigosa sob qualquer tipo de consumo direto.

Esse gênero botânico cresce em regiões temperadas, como Brasil e México, e as partes utilizadas para a fabricação de medicamentos, chás e infusões são as folhas, colhidas no início do verão. A alcachofra vem sendo manipulada pelo homem há muitos anos, primeiramente em forma de chás e, depois, pela medicina, que descobriu nesta planta poderosos agentes no tratamento de doenças do fígado, como a cirrose e a hepatite.

Recomendações

As cápsulas de alcachofra são recomendadas, especificamente, no tratamento de doenças do fígado, tornado-se uma substância benéfica na prevenção e no acompanhamento de cirrose, náuseas, colesterol e também problemas digestivos, na grande maioria dos casos.

alcachofra2 Como tomar alcachofra em cápsula

Via Flickr

Além de tratar e prevenir o fígado de doenças, a alcachofra em cápsula reduz a taxa de colesterol ruim e elimina a ureia das substâncias tóxicas provenientes em decorrência do metabolismo celular, tornando-a uma substância com poderes depurativos eficientes.

Em 2012, a alcachofra entrou para a lista de medicamentos adquiridos gratuitamente através do Sistema Único de Saúde pelos pacientes que necessitarem desse tipo de remédio após consulta e recomendação médica.

Como tomar cápsulas de alcachofra

Indicações: Pacientes com suspeita de hepatite ou com índices altos de colesterol ruim no sangue.

Contra indicações: Gestantes e pacientes que apresentam obstrução das vias biliares.

cápsula Como tomar alcachofra em cápsula

Via Flickr

O paciente deverá tomar, diariamente, três cápsulas de alcachofra dez minutos antes das principais refeições, café da manhã, almoço e jantar (cápsulas com 100 mg a 150 mg).

A manipulação deste medicamento deve ser feita de forma responsável, sem exceder a quantidade de cápsulas diárias e os horários de ingestão. Em casos de reações negativas ou dores estomacais após a utilização deste medicamento, o paciente deverá suspender o tratamento e procurar ajuda médica imediatamente.