Como tornar a sua casa mais segura contra criminosos


featured

Continuando a nossa série de dicas sobre segurança, hoje iremos aprender algumas mudanças que podem ser feitas na estrutura de nossas residências, além de mudanças de atitude, que tornarão nossos lares mais seguros contra assaltantes e criminosos.

 1 – Os muros altos e o seu paradoxo

 A mais “clássica” medida de proteção residencial são os muros altos. Em alguns casos com cacos de vidro e pregos colocados sobre ele. É fato que essas medidas oferecem maior proteção, pois dificultam a transposição do muro, e o ataque a residência. Só que existem dois importantes fatos que muitas vezes não são levados em conta:

 1.a Não adiantará nada o muro ser alto, se você tem algum objeto que o torne mais fácil de ser escalado. Como uma lixeira, medidor de energia elétrica, ou de água, uma árvore no passeio, etc; próximos ao muro. Da mesma forma, frisos nos muros tornam a tarefa de escalá-lo mais fácil. Outro detalhe importante é o seu portão, as vezes você tem um muro difícil de escalar, e um portão facílimo.

 1.b Os muros altos dificultam a entrada em seu lar, mas oferecem uma grande proteção para os bandidos quando já estão em sua casa. Um criminoso dentro de uma casa com muros altos, será menos visto por pessoas que passam na rua, e vizinhos, o que lhe dará mais tempo e liberdade de ação.

Muros com frisos Como tornar a sua casa mais segura contra criminosos

 2 – Interfone / Câmera

 Equipamentos de segurança podem ajudar a tornar sua casa mais segura. Especialmente aqueles que permitem que você identifique quem está na porta, sem precisar abrí-la e se expor.

 3 – Grades nas janelas e portas

 Especialmente para os momentos em que você viaja e a casa fica só, é bom ter algum reforço nas portas e janelas como grades, e outros obstáculos, para dificultar a entrada em sua casa. Esse tipo de barreira também é útil, pois para vencê-la o criminoso tem que fazer muito barulho, o que pode desestimulá-lo.

casa seguran%C3%A7a Como tornar a sua casa mais segura contra criminosos

 4 – Iluminação e Cuidado

 Mantenha a parte externa de sua casa bem iluminada, especialmente a noite. Fique atento a lâmpadas queimadas, e as troque assim que for necessário. Mantenha a frente de sua casa sempre limpa, e o jardim bem cuidado. O que demonstra que você está atento e zelando pela sua casa, para todos que a observam.

 5 – Tenha hábitos seguros

 Não adianta ter muro alto, cerca elétrica, e sempre deixar o portão aberto. Esteja sempre atento aos seus hábitos, e evite imprudências como deixar as chaves na porta, o carro destrancado, etc.

 6 – Faça uma rede de proteção com a vizinhança

 Seus vizinhos são seus principais aliados. Converse com eles sobre segurança constantemente, e crie uma rede de proteção mútua. Existem casos de assaltos que ocorreram durante a noite, os vizinhos ouviram barulhos estranhos, e não chamaram a polícia.

Para segurança sua e deles conversem sobre isso e se unam. Inclusive quando você for viajar, comunique-os sobre sua previsão de chegada, quanto tempo vai ficar fora, deixe seu telefone, etc. Isso pode fazer toda a diferença.

ladrao Como tornar a sua casa mais segura contra criminosos

 Veja os nossos outros textos sobre segurança:

 Como evitar ser vítima de um assalto – Ao andar pela rua

 Como evitar ser vítima de assalto ou roubo – Ao dirigir o carro

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !