Como trabalhar arte na educação infantil


3537327425_d0c519ed1e

A arte na educação infantil é um elemento muito importante e infelizmente nem sempre é levada tão a sério pelos educadores dentro da sala de aula.

Aa rte caminha ao lado de um universo de possibilidades e nesse universo as crianças passam a ter contato com novas maneiras de aprender de maneira totalmente criativa e com oportunidades de trabalhar vários conceitos fundamentais para a formação infantil.

Conheça mais sobre o assunto e confira dicas para trabalhar a arte na educação infantil

Idade dos alunos

Antes de começar qualquer passo, é fundamental fazer uma pesquisa para definir quais serão os melhores conceitos para apresentar de acordo com as faixas etárias que se têm em mente.

Crianças mais novas, ainda estão desenvolvendo o seu conhecimento com auxílio das cores, e apostar em artistas e atividades que exploram pinturas cheias de cores é uma excelente oportunidade.

1413647425 89a744710d Como trabalhar arte na educação infantilMousier/Flickr

Dicas de atividades

Pintura

Faça atividades com misturas das cores e os resultados de cada uma delas. Experimente também estimular uma brincadeira de associação de cores para que os alunos pintem cada sentimento com uma cor que o represente.

Outra brincadeira rica em conteúdo é o contraste: nessa atividade o aluno terá que desenhar com giz branco no papel preto e com giz preto no papel branco. Faça questionamentos para que eles desenvolvam as opiniões e os motivos do contrataste e pergunte o que aconteceria se o giz branco fosse aplicado na folha branca e e o giz preto na folha preta.

Modelagem

Ensine como fazer massa de modelar e depois faça um desafio para que cada aluno desenvolva um boneco ou uma figura de acordo com um objetivo predeterminado.

Entrar em contato com a massa e a maneira de fazer o produto dentro de sala de aula, leva a criança para um cenário de criatividade e de realização, pois se começa a entender desde cedo que é possível ter grandes ideias com poucos recursos.

Movimento

Faça pequenos grupos e trabalhe com peças de teatro que recebem a ajuda de organização das próprias crianças. Além da diversão garantida, as peças criam um ambiente de companheirismo, compromisso, respeito e aprendizado em equipe.

Música e cinema

Quem disse que esse tipo de arte é só para adultos? As crianças podem e devem aprender com essas áreas, basta fazer adequações para cada idade. Pense nas músicas clássicas, leve algumas opções mais fáceis para a sala e peça aos alunos para que representem em desenho tudo o que a música apresentou.

5993880680 9bc0464d94 Como trabalhar arte na educação infantilReachrs/Flickr

A mesma coisa pode ser feita com o cinema e ainda é possível desenvolver brincadeiras que ligam os personagens dos filmes com alguns contextos da história.A educação infantil é a base do futuro e para que ela seja desenvolvida de maneira plena, os educadores precisam introduzir cada vez mais a arte como objeto de inspiração e trabalho dentro da sala de aula.

As crianças têm sede de conhecimento e é fundamental entender de uma vez por todas que a arte não tem limites e nem idade e precisa ser estimulada dentro de todos desde os primeiros passos.

Boa sorte!

(imagem destaque: johnmorgan/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !