Como trabalhar com Literatura Infantil


004

As mentes infantis são curiosas e sedentas de saber. Porém, devemos lançar mãos de muitas ferramentas para nutrir as jovens cabecinhas com conhecimento. As atividades lúdicas são muito utilizadas e apreciadas na educação dos mais jovens e a literatura pode vir como importante instrumento para o desenvolvimento da criança.

São muitas as possibilidades de trabalho com literatura infantil, e variam de acordo com a idade e público. O espaço é grande e comporta tanto quem quer utilizar a literatura para educação, quanto para atividades recreativas. Se você pretende utilizar essa tão importante ferramenta e ainda tem dúvidas de como fazer, então acompanhe nossas dicas.

003 F550x45015 Como trabalhar com Literatura InfantilWikimedia Commons

Você vai precisar de:

  • Livros infantis variados;
  • Criatividade.

Formas de trabalhar de acordo com a idade:

  1. De acordo com a idade da criança a forma como a historinha vai ser contada faz toda a diferença. De 0 a 2 anos, por exemplo, a criança não domina a linguagem verbal, portanto outros estímulos devem ser utilizados, como o tom de voz, o uso de palavras simples e principalmente de recursos visuais. Livros com muitas imagens e interativos são os mais indicados.
  2. A partir dos 2 anos, as histórias já podem ter um pouco mais de detalhes, mas ainda assim não devem ser complexas e conter poucos personagens. O uso de linguagem simples para contar a história é o ideal. As histórias serão interpretadas como verdades pelas crianças e essa faze dura até 3 ou 3 anos e meio.
  3. Dos 3 aos 7, as histórias já podem ir ganhando mais detalhes e devem ser contadas a partir da realidade das crianças (brincadeiras, fantasias e etc.). Os mais jovens podem ser mais facilmente impressionáveis, portanto deve-se tomar cuidado para não assustar as crianças.
  4. Dos 8 aos 10 a criança já pode ler suas próprias histórias e preferem as com tons mais humorísticos, gibis, anedotas e até histórias de ficção apropriadas para a idade são bem vindas. A forma de contar poderá se tornar mais complexa à medida que ganham mais idade.
  5. Dos 11 em diante a criança começa seu processo de individuação e terá seus próprios gostos e interesses. A tendência é que ela busque tópicos mais polêmicos e reais, de acordo com sua idade e área de interesse.

002 F550x45019 Como trabalhar com Literatura InfantilWikimedia Commons

Como trabalhar na sala de aula:

  • Para trabalhar com turmas infantis, é interessante despertar o interesse da criança para os elementos da história.
  • Utilize músicas ou livros com recursos que saltem aos olhos da criança (com páginas interativas e/ou em relevo por exemplo). No primeiro momento, utilize esses recursos para contar a história.
  • Depois proponha representar a história em aula. Aqui vale de tudo, de cola colorida a fantoches. Use todos os recursos que considera serem indicados para o conto a ser trabalhado.
  • Contar a história com o recursos de fantoches pode ser uma boa alternativa para prender a atenção das crianças já na primeira leitura. O fantoche pode sugerir as atividades e brincadeiras no programa de aula.

001 F550x45017 Como trabalhar com Literatura InfantilWikimedia Commons

A fantasia é um processo importante no desenvolvimento da criança. Suas cabecinhas estão ansiando por conhecimentos e elas se tornam muito curiosas. A literatura infantil acaba sendo uma boa forma de driblar as dificuldades naturais do aprendizado de quem ainda está começando a vida.

Bom trabalho e boa sorte!

 (Imagem destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !