Como trabalhar com material dourado


2 de Abril de 2003

Existem diversos truques para que as crianças atraiam-se por diversas matérias, sendo a matemática a mais difícil de ser ensinada e, para isto, foram criados diversos objetos que podem auxiliar na aprendizagem de um infante.

O material dourado são pequenos itens que tem, como objetivo, ensinar contas as crianças, além de influenciar a independência e concentração da mesma, fazendo com que estas consigam aprender rapidamente o sistema de numeração decimal. Veja, abaixo, como trabalhar com material dourado.

Material

  • Material dourado
  • Papel
  • Caneta
  • Saco plástico

5544004138 c4ca1f20fc Como trabalhar com material douradoeitikimura/Flickr

Passo a passo

  1. Deixe que as crianças conheçam e tenham o primeiro contato com o material. É necessário que os infantes manipulem os objetos sem saber, exatamente, para o que servem. Influencie-os a brincar com o material dourado, fazendo diversos tipos de construções, como casas, apartamentos e todos os tipos de itens possíveis de realizar. Com a prática e manipulação do material dourado, as crianças irão começar a perceber o que, realmente, está presente no mesmo, ou seja, que o cubo menor é, somente, uma unidade, que a barra possui dez unidades, a placa possui uma centena e o cubo maior possui mil unidades.
  2. Estimule a montagem de acordo com algumas regras propostas por um adulto. Para que as crianças comecem a aprender, realmente, os numerais utilizando o material dourado é possível que você estipule algumas brincadeiras para serem feitas para os infantes, assim como propor que eles montem uma barra, uma placa com barras, uma placa com cubos pequenos, etc. estimulando-os a raciocinar em quantas unidades terão que colocar para fazer a montagem corretamente, além de acabarem multiplicando o número que há dentro de cada peça para poder fazer a aglomeração das peças de acordo com o que foi pedido. Outras brincadeiras pouco mais avançadas podem ser feitas com o tempo, propondo que as crianças montem um cubo de dez peças, se possível e um de quinze peças, assim elas irão verificar se a montagem poderá ser realizada, devendo colocar algumas propostas que não são impossíveis para que eles pensem e percebam o motivo.
  3. Elabore um ditado. Você deverá preparar diversos papéis com diferentes números e colocá-los em um saquinho, onde cada criança deverá tirar um recorte e verificar o que está especificado, separando as peças do material dourado de acordo com o numeral lhe dado, devendo mostrá-lo em agrupamentos fáceis de identificar, influenciando a montagem correta e o raciocínio dos infantes.
  4. Estimule-os a formar desenhos criativos. Você deverá dar, a cada criança, um formato que eles deverão simular com o material dourado, primeiramente dizendo a cada um o que será feito e dando um tempo para que este elabore e pense, mentalmente ou com o auxílio de papel e caneta, quantas peças serão precisas para realizar o desenho estipulado, além de pedir por cubos pequenos, barras, blocos, etc. de acordo com a necessidade que o mesmo estipular. Para aliviar um pouco, indique que cada um terá uma oportunidade de falar todas as peças que irá precisar, porém terá uma só chance de retificar-se, podendo trocar as peças ou pedir algumas a mais.

17788310 b67e751cf7 Como trabalhar com material douradojeffbelmonte/Flickr

Siga as dicas acima para que você consiga trabalhar com material dourado, além de influenciar a crianças a possuírem habilidades específicas que irão ajudar-lhe por toda a vida. Boa sorte!

(imagem destaque:lindomarcruz/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !