Como trabalhar com pasta americana


pasta

A pasta americana é uma excelente opção de cobertura de bolo já que permite a confecção de trabalhos incríveis para a decoração de bolos de aniversário, casamento e outras celebrações especiais. Seu modo de preparo e uso é relativamente fácil mas pode exigir algumas habilidades especiais de confeitaria. Outra vantagem deste tipo de cobertura é que ela não possui um sabor muito acentuado e combina com qualquer tipo de massa e recheio de bolo. O que vale é usar a criatividade e transformar seu bolo em uma verdadeira obra de arte. Confira um guia de como preparar e usar a pasta americana de maneira simples mas com resultados fantásticos.

Você vai precisar de

  • 250 ml de água filtrada em temperatura ambiente
  • 5 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor
  • 5 colheres de sopa de glucose
  • 7 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
  • 2 a 3 quilos de açúcar impalpável

3312437956 c38393e78d z F550x450 Como trabalhar com pasta americanaKen’s Oven / Flickr

Passo a passo

  1. Coloque a gelatina sem sabor em um recipiente em seguida cubra a água filtrada para que ela hidrate por mais ou menos 3 minutos. Em seguida leve ao fogo em banho maria em uma panela grande para dissolvê-la completamente.
  2. Junte na mesma panela a glucose e a gordura vegetal e mexa até misturar bem. Desligue o fogo e espere ficar morno.
  3. Despeje 1 quilo de açúcar impalpável em uma superfície lisa e limpa. Jogue a mistura por cima e vá mexendo com uma colher até dar o ponto de sovar com as mãos como se fosse uma massa de pão.
  4. Vá colocando mais açúcar aos poucos e sovando bem até a massa ficar elástica e sem grudar nas mãos. O ponto ideal será quando a massa puder ser cortada e não perder a forma. Evite guardar a massa na geladeira pois ela poderá ressecar e perder o ponto certo de corte.

Dicas

  • A glucose poderá ser substituída pela mesma quantidade de mel de abelhas puro.
  • A gordura vegetal hidrogenada poderá ser substituída pela mesma quantidade de margarina sem sal para uso culinário.
  • O açúcar impalpável pode ser feito em casa da seguinte maneira: misture 3 colheres de sopa de amido de milho para cada 500 gramas de açúcar de confeiteiro. Bata no liquidificador para que fique um pó bem fininho.
  • Se preferir você pode encontrar estes ingredientes em casas especializadas de produtor para festa.
  • Existem cursos disponíveis em escolas de culinária especialmente para aprender a decorar com a pasta americana e moldar os desenhos a mão.
  • Se você tiver dificuldades use forminhas ou moldes para cortar a massa e obter os desenhos desejados.
  • Use anilina comestível para colorir pedaços da massa e confeccionar os desenhos.

5810498509 255c60bedc z F550x450 Como trabalhar com pasta americanaMaria Nicoletti / Flickr

Apesar de parecer muito complicado, o trabalho com a pasta americana é fácil e pode ser aperfeiçoado a cada dia. A massa tem uma consistência boa para manusear e com um pouco de treino e criatividade é possível deixar o bolo super sofisticado. Então anote os ingredientes e o passo a passo e economize um bom dinheiro preparando seus bolos de festa em sua própria casa.

(Imagem destaque: Ken’s Oven / Flickr)