Como trabalhar com transporte escolar


3737357332_9490c3a7b5

Trabalhar com transporte escolar pode ser um excelente meio de vida para quem tem facilidade em dirigir, gosta de crianças e jovens e necessita de algumas horas livres por dia – para se dedicar a outra atividade, por exemplo.

As vantagens são inúmeras, e entre elas estão o investimento relativamente baixo e o retorno rápido – que são os fatores que mais atraem os interessados neste filão. Muitas vezes, a atividade começa sem maiores pretensões: alguma mãe ou pai começa a levar seu filho à escola, dá carona a alguns colegas que moram próximo e, quando se dá conta, já está levando muitos “amiguinhos” do seu filho e então, para adquirir um carro maior e começar lucrar com a atividade, é um pulo.

Mas o que deve ser feito quando se deseja começar a trabalhar com transporte escolar? Você está interessado nesta atividade? Então siga abaixo o passo a passo de como trabalhar com transporte escolar.

4009331968 b39bb1de84 Como trabalhar com transporte escolarPreismartins/Flickr

Primeiro passo

Pesquise, de antemão, quais são as reais necessidades deste tipo de serviço em seu bairro e nos bairros vizinhos. Faça uma visita nas escolas e verifique quais delas têm maior necessidade de transporte escolar. A concorrência nesse ramo é grande e nem todos que começam conseguem se fixar,

Segundo passo

Providencie um veículo em boas condições interna e externamente, com estofados e assoalho impecáveis e excelentes condições de lataria, motor e higiene. Deve ter no máximo 15 lugares – geralmente os veículos usados para essa finalidade são Vans, Bestas, H100, etc. O que é exigido para esse tipo de veículo:

  • Cinto de segurança em todos os bancos,
  • Pintura escrito ESCOLAR,
  • Tacógrafo,
  • Extintor de incêndio na parte da frente e na parte de trás

Terceiro passo

Providencie a documentação necessária:

  • Registro na Junta Comercial de sua cidade,
  • Registro na Secretaria da Receita Federal, onde irá adquirir o CNPJ
  • Registro na Secretaria da Fazenda.
  • Registro na Prefeitura de sua cidade.
  • Registro no INSS – caso opte por trabalhar como autônomo.

Escolar Como trabalhar com transporte escolarAndrevruas/Wickmedia Commons

Quarto passo

Obtenha autorização para prestar este serviço através do seu credenciamento e do credenciamento do seu veículo, pelo órgão competente de seu estado ou cidade (Ciretran, Detran, SMTU, etc)

  • Você deve ser maior de 21 anos
  • Ter carteira de motorista na categoria D
  • Fazer um curso específico para condutores de transporte escolar.

Quinto passo

Encontre alguém maior de 18 anos que possa lhe ajudar com as crianças nas viagens, e que ficará na parte de traz do veículo abrindo e fechando a porta e levando os estudantes até dentro da escola e até a porta de casa – de início seria bom que alguma pessoa da família lhe ajudasse, livrando-o dos encargos trabalhistas.

Sexto passo

Divulgue seu serviço. Distribua panfletos e cartões nas portas das escolas.

Dicas:

  • O capital inicial necessário inclui, além da aquisição do veículo, uma reserva suficiente para os gastos com a parte burocrática e combustível.
  • Lembre-se que neste ramo não basta apenas ter simpatia, é necessário ter muita responsabilidade e, além de tudo, gostar muito e ter paciência com crianças e adolescentes.

800px Onibusescolar Como trabalhar com transporte escolarAndrevruas/Wickmedia Commons

  • Saiba que é permitido levar até 15 crianças de até 12 anos de idade, todas com cintos de segurança.
  • Não é recomendado que crianças até 8 anos fiquem mais de 30 minutos dentro do carro e os maiores, até 60 minutos; por isso, evite levar alunos que morem muito longe pois o longo trajeto para buscá-lo prejudicará as outras crianças.
  • Anote e controle rigidamente os gastos com despesas do veículo, assim como o registro de clientes.

Se você deseja mesmo trabalhar neste ramo de negócio, faça a diferença e seja melhor do que todos, jamais deixando de demonstrar responsabilidade para, assim, conseguir a confiança por parte dos pais dos jovens e crianças que irá transportar, além da qualidade e conforto, obviamente.

Boa sorte!

 (Imagem Destaque:  Blog do Mílton Jung /Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post
  1. Com relação ao transporte escolar, o problema é; qual escola começar, pois na maioria das escolas ja existem os tios transportadores, e não é tão fácil assim encostar seu carro por lá , pois como novato será questionado o porque esta parando por ali, complicado !!