Como transpirar menos


suor

A transpiração excessiva é causada diretamente pelo sistema nervoso central que possui responsabilidade direta em algumas das funções do corpo humano. Em situações de stress demasiado a tensão causada provoca o disparo de noradrenalina e de adrenalina pelo sistema nervoso que causa o aumento das funções normais das glândulas sudoríparas resultando no aumento da sudorese. Além do stress, o uso de álcool, drogas, consumo de comidas condimentadas ou com alto teor calórico ou mesmo originar devido a diabetes, obesidade, hipertireoidismo e menopausa podem causar a sudorese em excesso.

Tal fato pode causar alguns incômodos dependendo da situação em que a pessoa se encontre devido ao surgimento de círculos na roupa ou mesmo do surgimento da bromidrose que se trata do mau odor causado pelo contato do suor com bactérias presentes na pele.

2850506332 51de08f89c z F550x450 Como transpirar menosalisdair / Flickr

Uma dica para uso imediato aquelas pessoas que suam demais é a utilização de antitranspirantes após o banho que contam com cloreto de alumínio entre outros derivados de alumínio em sua composição que produzem uma camada de proteção na pelo da pessoa de forma que produz um bloqueio na passagem do suor. Mas também outros cuidados podem ser considerados para que se evite tal demasia da exsudação:

  • É recomendável tomar banho com a água fria para então utilizar o antitranspirante acima mencionado.
  • O mau cheiro poderá ser evitado com baixo consumo de carne e do uso na alimentação de alho e de cebola.
  • Uma vez que ainda haja o suor excessivo, utilizar uma camiseta branca por baixo fará com que a umidade seja absorvida de forma que a blusa não fique com manchas desagradáveis de suor.
  • É interessante o uso de tecidos que facilitem a respiração da pele ao contrário dos tecidos produzidos com poliéster por exemplo.
  • Uma vez que mesmo com todos esses cuidados a sudorese em demasia continue, é recomendável que se procure um médico para averiguar se o que acontece se trate de hiperidrose, doença passível de tratamento.

Logo, a pessoa nesta situação deve se dirigir ao dermatologista para conhecer qual poderá ser o melhor tratamento a se fazer dependendo da situação. Dependendo da situação, pode ser recomendado a utilização de roupas de algodão que facilitam a respiração da pele.

137089824 c7351e3a54 z F550x450 Como transpirar menosSarah (Rosenau) Korf / Flickr

Numa situação leve da doença, pode ser recomendado o uso de pomadas além do antitranspirante para impedir a passagem do suor. Em casos mais problemáticos com transpiração diária em excesso, remédios a base de oxibutinina são receitados para agirem dentro da glândula sudorípara diminuindo a atividade em excesso. Já em casos mais graves, pode ser indicado uma intervenção médica com utilização de toxinas botulínicas nas áreas onde a maior saída de suor no corpo ou até mesmo cirurgia para corrigir o mau funcionamento das glândulas sudoríparas.

O problema não é exclusividade de adultos, podendo aparecer em adolescentes e mesmo em crianças. Ninguém está imune ao problema e nunca é demais prevenir facilitando a respiração da pele em todo o corpo com uso de vestuários leves e calçados ventilados evitando o problema, mantendo a higiene e também a descontração do dia a dia.

(Imagem destaque: Ryan Hyde / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !