Como tratar a artrose


2943680518_229ae93edb

Doença degenerativa e que causa danos às articulações, a artrose atinge principalmente pessoas obesas e praticantes de atividades físicas sem acompanhamento profissional. Também pode surgir em decorrência de um trauma, fraturas ou quedas com impacto nas articulações.

A artrose ainda não possui cura específica, sendo o tratamento preventivo e método mais eficiente contra esta enfermidade. Na maioria dos casos, é necessária a ingestão de remédios em conjunto com a fisioterapia, por se tratar de uma doença ligada às articulações e dificuldades corporais.

Quem possui parentes com artrose, deve tomar cuidado com os sintomas e investir na prevenção da doença, que pode dificultar e limitar a movimentação corporal.

2571305493 2cd4721656 Como tratar a artrosemikebaird/Flickr

Artrose

A artrose é uma doença que pode afetar qualquer tipo de articulação, porém, ocorre com maior frequência nos joelhos, ombros e coluna. Ela ocorre em função da utilização em excesso das articulações, seja pela prática de esportes, pelo excesso de peso ou a chegada da terceira idade.

Um exame de raio-x detecta e classifica a artrose de acordo com seu grau de desenvolvimento. De forma gradativa, a situação do paciente se agrava caso o tratamento não seja iniciado o quanto antes, com o apoio da medicina e da fisioterapia.

Sintomas

Pacientes confirmados com artrose apresentam sintomas específicos, como dores nas articulações, problemas de locomoção, inchaço e inflamação nas áreas doloridas, entre outros.

Idosos, obesos, esportistas e mulheres na fase da menopausa são classificados como grupos de risco da artrose e devem policiar-se com relação aos sintomas da doença, visto que o tempo de início no tratamento faz toda a diferença na qualidade de vida e superação da doença.

Arthrose Como tratar a artroseMondain2011/Wikimedia Commons

Prevenção

A principal dica para evitar a artrose está no baixo impacto nas articulações, que são as grandes vítimas desta doença. Portanto, é preciso evitar o excesso de peso corporal e não exceder nas cargas de alteres e supinos das academias, bem como na realização de atividades exaustivas e repetitivas.

Musculação e fisiculturismo, por exemplo, são atividades esportivas que exigem extremo cuidado por parte dos praticantes e orientadores físicos.

Como Tratar

Existem três tipos de tratamento contra a artrose, porém, é necessária a realização de consulta média a fim de classificar o grau da doença e sua origem. Só depois disso o paciente será condicionado ao tratamento que mais lhe beneficiará a médio e longo prazo.

  • Medicina – O paciente será orientado sobre os remédios e a quantidade que deverá tomar todos os dias, de acordo com seu quadro atual. Serão anti-inflamatórios ou analgésicos com a função de diminuir as dores, inchaços e auxiliar no emagrecimento, em casos de excesso de peso ou obesidade.
  • Fisioterapia – Este tipo de tratamento é indicado aos pacientes que já apresentam melhoras com o uso de medicamentos. Através da utilização de aparelhos e materiais fisioterapêuticos, é possível aliviar as dores nas articulações e conquistar o fortalecimento muscular, em decorrência da evolução nas seções.

2572125366 5a7ce8c31e Como tratar a artrosemikebaird/Flickr

  • Alternativo – Para complementar o tratamento medicinal da artrose, é recomendada utilização de óleo de fígado de bacalhau, que auxilia na recuperação da cartilagem e contêm ações anti-inflamatórias e analgésicas.

Como tomar: Uma colher de sopa meia hora antes do almoço ou jantar.

Exemplo: Emulsão SCOTT (vendido em todas as farmácias).

Ao persistirem os sintomas acima relacionados, procure ajuda especializada e siga as recomendações de seu médico. O tratamento deverá ser contínuo para que a melhora seja gradual e possa ser refletida em sua felicidade e bem-estar.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: _rockinfree/Flickr)