Como tratar cabelo crespo – dicas


6063576432_df5f7b718f

Antes de ir direto a receitas ou rituais de beleza para cabelos crespos é importante que se entenda a sua essência para acertar mais na escolha dos produtos!

Engana-se quem acha que os cabelos necessitam apenas de cuidados externos com uso de shampoo, condicionador, creme, máscara, etc. É no interior da pele que os fios de formam, por isso a alimentação, a ingestão de água e atividades físicas são essenciais para qualquer pessoa que queira ter saúde e cabelos bonitos!

6911542532 3b3470699b z Como tratar cabelo crespo   dicas

Via Flickr

Porque os cabelos crespos são mais secos?

Para entender isso é preciso saber que os fios são formados por queratina, que é uma proteína fibrosa, além de água, lipídeos, vitaminas e minerais. E a genética é que determina o tipo de cabelo a pessoa tem se é crespo, liso, ondulado, etc.

Acontece que os crespos são carentes da maioria desses componentes naturais, que precisam ser repostos para que os cachinhos fiquem macios.

Entendendo a formação dos fios fica mais fácil entender a importância de se usar produtos para o tipo de cabelo. Pois os fabricantes colocam entre os ingredientes de cada produto, os nutrientes que normalmente aquele tipo de cabelo para qual é indicado, tem carência.

Estrutura do fio

Os cabelos crespos tendem também a ser mais porosos, ou seja, as escamas dos fios ficam mais abertas e por isso mais propenso ficar armado, ressecado, opaco e sem movimento.

O que faz as escamas dos fios se fecharem é o grau de hidratação e nutrição do mesmo, quanto mais desidratado e desnutrido estiver o cabelo, mais abertas ficarão as suas escamas e consequentemente mais armado.

Resumindo, cabelos crespos precisam de hábitos saudáveis e produtos específicos.

 

6237179037 7a084a3beb Como tratar cabelo crespo   dicas

Via Flickr

Cuidados externos

Entendido a importância dos hábitos saudáveis e como é a estrutura e as carências do seu cabelo crespo vamos agora a um ritual simples e mágico, que promete deixar seus cabelos glamorosos!

Todo tipo de cabelo pode (e deve) ser lavado todos os dias, inclusive os crespos! É uma questão de higiene, especialmente no verão em que o couro cabeludo transpira mais. Lave com produtos indicados para cabelos afros ou danificados.

Ainda embaixo do chuveiro, passe condicionador indicado para seu tipo de cabelo, deixe agir conforme instrução do fabricante e enxague com o chuveiro aberto e com água morna a fria e enquanto enxagua, desembarace-os com os dedos.

Seque-os sem esfregar a toalha e se usar secador, tenha um creme termo protetor, que ativa com o calor, sem esse produto esqueça o secador.

Cabelo crespo precisa de um terceiro produto que é o creme para pentear, também conhecido como leave-in.

Esses são os três passos de cuidados diários, mas seu cabelo crespo precisa de hidratação e nutrição semanalmente.

Uma vez por semana hidrate-o com máscara de tratamento, deixando agir conforme instrução do fabricante.

Como seu cabelo crespo tem carência de vários nutrientes, intercale as máscaras, uma semana use uma de queratina, na outra uma como sêmen de lino, na outra com ceramidas e assim por diante.

Também vale fazer um coquetel misturando uma porção de cada um.

Sobre a touca térmica

Quando os fios recebem creme de tratamento e é aquecido, os nutrientes entram na mais profunda camada de cada fio. Use uma touca de alumínio ou de bolinhas de isopor, as duas tem preço acessível e tem efeito positivo.

7750462586 3b09030598 Como tratar cabelo crespo   dicas

Via Flickr

Sobre máscaras naturais

Como já vimos, os fabricantes colocam nos cosméticos, os nutrientes que aquele tipo de cabelo para qual é indicado, tem carência, por isso é muito mais vantajoso um creme comprado pronto, mas se desejar testar uma máscara natural tenha em mente o seguinte:

A mistura precisa ser feita na quantidade exata de uma aplicação, se sobrar jogue fora, pois como a máscara natural não contém conservante estraga em poucos minutos.

Misture mel, gema de ovo, azeite, ampolas de vitaminas e uma porção de creme de tratamento.

Aplique, deixe agir com touca de alumínio ou de isopor por 20 minutos, enxague e deixe-o secar naturalmente.

Algumas pessoas cometem um erro bastante grave ao tentar amaciar cabelos crespos: dormem com máscaras de tratamento nos cabelos.

Isso é maléfico, primeiro porque o cabelo passará horas molhado, o que não é bom e além disso, as máscaras tem um tempo de ação, indicado pelo fabricante no frasco, passado esse tempo poderá fazer mal, pois o mesmo contém química no processo de fabricação.

1 reply to this post