Como tratar catapora


491618742_617a6a1cd9

A catapora é uma doença muito conhecida pela maioria das pessoas, sendo que a maior frequência de contágio da catapora acontece com as crianças, o contágio entre adultos acontece, porém numa frequência muito menor. O contágio se dá através de um vírus chamado Varicela e que é transmitido através da saliva de pessoas contaminadas.

Mais quais seriam as formas mais adequadas de se tratar e curar essa doença? Quais seriam os métodos caseiros mais indicados pelos médicos? Enfim, existem muitas dúvidas referentes ao correto tratamento da catapora.

Este artigo irá apresentar algumas dicas de como tratar a catapora, sendo que a duração média dessa doença é de 7 a 10 dias.

Para tratar catapora é preciso:

  • Ingerir bastante líquido e repousar
  • Evitar coçar as feridas
  • Controlar a febre com analgésicos
  • Fazer banhos utilizando soluções de permanganato de potássio

4133664894 e632fed0a4 Como tratar catapora/edenpictures/Flickr

Agora veja os detalhes de como fazer para tratar a catapora.

Ingerir bastante líquido e repousar

A literatura médica afirma que não existe um tratamento específico para catapora, porém existem importantes recomendações para aliviar os sintomas. Sendo que a primeira forma de tratamento é que o infectado beba bastante líquido e faça repouso, pois a doença causa muito mal estar como: dores no corpo, febre, falta de apetite, dores de cabeça, cansaço, erupções de pele com líquido e manchas vermelhas em todo o corpo.

Evitar coçar as feridas

O infectado deve evitar coçar as feridas, pois agindo dessa forma ele estará colaborando para que a cicatrização ocorra mais rapidamente. E também auxiliando no desaparecimento das cicatrizes que posteriormente surjam devido a infestação das manchas vermelhas e posterior feridas. Além disso, o ato de coçar a pele pode fazer com que haja um maior agravamento da doença, pois os microrganismos das unhas e da pele entram na corrente sanguínea, e isto ocasiona complicações como infecções bacterianas graves.

Existem cremes específicos que podem ser usados na pele para aliviar a coceira, disponível a venda em qualquer farmácia.

Controlar a febre com analgésicos

Um dos sintomas mais graves e que causa mais incômodo aos infectados por catapora é a febre alta. E a recomendação médica é que a febre seja controlada com a ingestão de analgésicos, que também auxiliam no alívio da dor e do mal estar.

Não é recomendado o uso de aspirina em crianças infectadas com catapora, pois isto aumenta as chances de se contrair uma doença chamada de Reye’s Condition.

486194703 c2d95afe89 Como tratar cataporaPhylB/Flickr

Fazer banhos utilizando soluções de permanganato de potássio

Uma boa forma de aliviar a coceira e cicatrizar rapidamente as feridas é fazer banhos a base de solução de permanganato de potássio que é um composto químico que tem a função oxidante, e está função auxilia no processo de desaparecimento e secagem das feridas. Recomenda-se que sejam dados de 2 a 3 banhos diários.

É importante ressaltar que as indicações descritas acima devem ser feitas sob supervisão médica.

A principal forma de prevenção da doença é a aplicação da vacina, que está disponível para aplicação em qualquer posto de saúde.

(imagem destaque: PhylB/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post