Como tratar de picadas de borrachudo


evitar-picada-mosquito

Não existe nada melhor do que o contato com a natureza. Um mergulho em águas marítimas, cachoeiras, lagos ou até mesmo córregos. Porém, muitas vezes esse momento de lazer é bruscamente interrompido devido a um simples e pequeno inseto, o Simuliidae, conhecido popularmente como “Borrachudo” ou “Mosca Negra”.

evitar picada mosquito 2 Como tratar de picadas de borrachudo alaskaent / Flickr

É um inseto comum em vários estados brasileiros. Geralmente, surgem ao amanhecer e ao anoitecer. Sua picada causa irritação e edemas. Deve-se ter um cuidado especial quando um infante é picado, pois os riscos de uma reação alérgica aumentam bruscamente. Neste artigo, explicaremos como tratar das picadas de borrachudo.

Medidas que devem ser tomadas

evitar picada mosquito perna Como tratar de picadas de borrachudobeckmann / Flickr

  • Higienize suas mãos antes de tratar da ferida. Seguindo esse passo, evitará infecção na área afetada. O procedimento deve ser iniciado rapidamente, para evitar sensações de grande irritação; 
  • Lave o local da picada com água corrente e sabão. Se necessário, aplique compressas de gelo. Lembrando, que este é um procedimento geral e deve ser utilizado sempre que algum inseto lhe picar; 
  • Procure não coçar a ferida. Pois, existe grandes probabilidades de infeccionar ainda mais a área afetada. Nesse caso, procure colocar compressas de gelo, ou procure um alergologista e peça um creme anti-histamínico; 
  • Caso surjam bolhas, não as rompa. Lave sempre com água corrente e sabão para prevenir infecções. Também é possível lavar o local afetado com água e álcool; 
  • Caso o inchaço não ceder no prazo de uma semana, procure imediatamente um especialista. Talvez seja necessário tomar algum medicamento ou injeção para conter a reação alérgica. 

Dicas de como prevenir picadas de insetos

evitar picada mosquito citronela Como tratar de picadas de borrachudoVela de Citronela (fcb / Flickr)

  • Quando for viajar para o campo ou praia, leve consigo um repelente que contenha DEET (um composto químico utilizado para prevenir as picadas de inseto). Fique atento ao uso em infantes, procure um especialista para saber se é seguro utilizá-los em crianças. 
  • Citronela, é um repelente natural utilizado há muitos anos. É possível cultivá-las em casa, isso fará com que os insetos se mantenham longe do ambiente. Outra opção, é comprar repelente de citronela em farmácias homeopáticas.
  • Utilize spray de permetrina em suas vestes. Esse composto age nas células nervosas do inseto até sua morte. 
  • Utilize sempre roupas claras. Os borrachudos são atraídos para zonas escuras, onde há maior concentração de umidade. Utilizar roupas com cores claras ou coloridas afastam esses insetos. 
  • Procure visitar as beiras dos rios, córregos e mares, após as nove horas e antes das dezoito horas. Fazendo isso, você estará evitando os momentos de maior concentração desses insetos. 
  • Existem perfumes, desodorantes e cremes para tratamento capilar que podem atrair os insetos. 
  • Alimentar-se bem evita que os mosquitos sejam atraídos por você. Evite alimentos que contenham grandes quantidades de sódio. A dieta deve ser baseada em frutas e alimentos que contenham vitaminas. Exemplo: Fígado bovino, arroz e pão integral. 
  • Acredita-se que a vitamina B previne picada de insetos, pois as mesmas fazem com que os poros exalem um odor que incomodam os insetos, impedindo que eles se aproximem. É recomendado tomar uma capsula por dia, ou ingerir alimentos que possuam esta vitamina. 

Seguindo todas as instruções, você poderá aproveitar o melhor de seu passeio. Divirta-se e boa sorte.

(Imagem destacada: alaskaent / Flickr)