Como tratar e prevenir prisão de ventre


A constipação ou prisão de ventre é caracterizada por uma freqüência menor que três vezes por semana para as evacuações semanais, defecações irregulares e dolorosas, sensação de obstrução e tensão durante o ato. Tal quadro acarreta na pessoa afetada a sensação de peso, inflação, desconforto e até dor por conta da ausência de motilidade intestinal.

como acabar intestino preso prisao de ventre Como tratar e prevenir prisão de ventre

 

Existem diversas maneiras naturais de impedir, prevenir e tratar a prisão de ventre, sendo que a maioria delas são fáceis de serem realizadas sem demandarem qualquer esforço maior.

304204 1575 42 Como tratar e prevenir prisão de ventre

Continue lendo este guia Comofas sobre como prevenir e tratar prisão de ventre e saiba como.

Passo a Passo

1)    Beba bastante água. A maioria das pessoas que sofrem de prisão de ventre ou constipação está nesse estado por desidratação, mesmo que associada à outros fatores. A água é essencial para a motilidade intestinal e para o contato das fezes com a parede do intestino, que proporcionaram uma melhor motilidade de eliminação por parte do reto.

2)    Adote uma dieta rica em fibras. A fibra alimentar é de fundamental importância para que se complete um processo saudável de digestão. Apesar de não ser digerida pelo organismo humano, promove aumento das fezes em volume tornando mais fácil seu processo de passagem pelo intestino. Alimentos ricos em fibras incluem frutas, legumes, folhas, grãos integrais, aveia, entre outros.

3)    Evite líquidos desidratantes como café, refrigerante e chá e álcool. Este último tem um poder ainda mais acentuado para desidratação, pois possui efeito diurético na maioria de suas formas de consumo, como a cerveja ou o chope por exemplo.

4)    Evite alimentos que desencadeiam constipação como fubá, farinha, farinha de milho, queijos, carnes, muito leite, etc. Prefira alimentos que promovem efeito contrário como mamão, laranja (com bagaço que é riquíssimo em fibra), tâmara, ameixa, maçã, etc.

5)    Beba iogurte natural. Existem até algumas opções no mercado que prometem a função de regulador intestinal.

6)    Pratique exercícios físicos. Pode parecer que não, mas o sedentarismo está diretamente relacionado à presença de prisão de ventre na maioria das pessoas. Isso porque, diante da inércia muscular do corpo, o intestino também não é estimulado a desenvolver seus movimentos naturais que para eliminação dos detritos resultantes do bolo alimentar.

7)    Evite o uso excessivo de laxantes. Ao contrário do que se pensa o uso freqüente de tais medicamentos não combate a prisão de ventre crônica, mas sim a mantém, uma vez que o organismo tenderá à uma adaptação à essa “ajudinha” farmacêutica nas evacuações.

8 )    Caso detecte que o uso contínuo de algum medicamento controlado esteja provocando a prisão de ventre, estude com o seu médico a possibilidade de substituí-lo por outro que não apresente tal efeito colateral.

9)    Sempre consulte o médico caso as dicas acima não dêem resultado.

10) Boa sorte!

Veja também:

Como tratar prisão de ventre em crianças

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post