Como tratar escaras


6283388208_cc459230c3

As úlceras de pressão são popularmente conhecidas como escaras. Geralmente as escaras aparecem nas regiões de proeminência do osso que ficam por longos períodos em uma mesma posição e em contato como uma superfície que pode ser a cadeira de rodas ou a cama.

Quando o paciente fica muito tempo sentado ou deitado o aporte de sangue diminui severamente para essas áreas e provoca a isquemia, ou seja, a falta de sangue para um dado tecido orgânico. Existem alguns cuidados que visam melhorar as escaras ou até mesmo prevenir que elas se formam, mas curar só será total quando a pessoa recobrar os movimentos normais e puder não ficar tanto tempo na mesma posição.

As escaras geram muito sofrimento aos pacientes. Muitas pessoas ficam na dúvida de como tratar desse problema sendo que às vezes o paciente nem consegue se mexer cana. Aqui você vai aprender como fazer isso.

2109163748 9d7f40b1f6 Como tratar escarasjosegoulao/Flickr

Passo a passo

  1. O primeiro passo pode ser considerado o mais importante deles, pois além de minimizar as escaras é uma ótima opção de prevenção. É necessário mudar a posição do paciente pelo menos a cada duas horas. Você pode virar o paciente de barriga para cima, deitado do lado esquerdo, voltar com a barriga para cima, virar para o lado direito, elevar a cabeceira da cama e voltar a abaixar, deixar o paciente sentado por algum tempo e voltar a deitar. Os movimentos possíveis irão variar de acordo com as limitações físicas de cada paciente.
  2. A mudança de posição deve ser feita sucessiva e continuamente, pois só assim o peso do corpo será distribuído para vários pontos e não apenas na proeminência óssea. Para melhor acomodar os braços e as pernas é possível usar almofadas e travesseiros.
  3. Se a área já estiver lesionada é importante deixar livre por alguns minutos, sem curativo ou nenhum tipo de tecido cobrindo. Isso serve para ventilar a pele.
  4. Os lençóis da cama devem ficar sempre muito bem esticados, pois as dobras podem provocar novos pontos de formação de escaras.
  5. As partes do corpo que já estão com escaras devem sempre ser ventiladas. Não use muitas cobertas, apenas o curativo e roupas leves darão conta de proteger as feridas.
  6. As escaras devem ser limpas com água corrente durante o banho, faça sempre movimentos circulares de dentro para fora com um pano esterilizado ou gaze para retirar toda a pele morta. Na hora de trocar o curativo, é indicado limpar a ferida com soro fisiológico.
  7. É importante trocar o curativo várias vezes ao dia para que as escaras fiquem sempre secas e limpas. É possível usar pomada cicatrizante ao fazer o curativo desde que tenha sido recomendada pelo médico.

2109155110 ecec11be62 Como tratar escarasjosegoulao/Flickr

Dicas

O melhor colchão para pacientes acamados é do tipo caixa de ovo. O colchão de água pode ser aparentemente mais confortável, mas ele irá dificultar ainda mais a mobilidade do paciente.

Prefira comprar tecidos esterilizados, pois a gaze pode machucar ainda mais a região e retardar a cicatrização. Também é possível esterilizar o pano em casa, bastar passar na água fervente.

(imagem destaque: fotosgovba/Flickr)

1 reply to this post