Como tratar esteatose hepática


hemopa

A esteatose hepática é o acumulo de gordura no fígado, que geralmente vem em consequência de outras doenças e por algumas outras causas. Pode também aparecer em pessoas que tem diabetes, pressão alta, excesso de peso etc. Nesta doença o ficado fica gordo e perde seu tamanho ideal, estando assim inchado e sua coloração muda para um tom amarelado.

Não há um tratamento especifico para esta doença, porem ela pode ser reversível através de hábitos de vida diária, e com a ajuda do paciente pode não demorar muito tempo para que tudo volte ao normal.

2029151729 62a37c0359 z F550x450 Como tratar esteatose hepáticaghindo / Flickr

Vamos então descobrir um pouco mais desta doença? A seguir leias as informações a respeito.

Como ela se desenvolve

Não se sabe ao certo como ela realmente se desenvolve porem sabe-se que ela pode estar ligada a varias doenças e que através dela pode ser desenvolver a doença. Exemplos dessas doenças são: diabetes, pois a maioria, mais de 70%, dos pacientes que apresentam esteatose hepática, tem diabetes, outra doença que também tem o índice alto de pessoas com essa doença é o de colesterol elevado.

Quem usa vários medicamentos também é alvo destas doenças, alguns destes remédios são: corticoides, amidorona, diltiazen e tomoxifero. Na gravidez também essa doença pode se desenvolver, dificultando o crescimento da criança, ou também quando se tem uma grande e rápida perda de peso.

Ele só é realmente comprovado o através do exame de biopsia hepática. Este exame só é indicado para as pessoas que tem sinais clínicos de lesões do fígado e é dispensado para quem apresenta esteatose se nível 1(leve).

Sintomas

A doença esteatose hepática não apresenta sintomas. Geralmente são descobertas através de exames feitas por imagens, como ultrassonografia, ou computadorizadas como a tomografia, e que maiorias das vezes os exames era por outros motivos.

Alguns pacientes sentem fadiga e uma leva sensação de peso, principalmente na parte superior do quadrante do abdômen. Porém não há nada comprovado que esses sintomas, sejam necessariamente e estejam relacionados com o excesso de gordura no órgão, pois há evidencias de pacientes que tem um grau desta doença mais avançada e não apresenta nenhum sintoma.

O seu grau de desenvolvimento pode ser de 1 á 3, sendo que 1 é quando se apresenta pouco acumulo de gordura, 2 quando apresenta um médio acumulo de gordura e 3 quando o acumulo de gordura é grande, no órgão. Todavia, esses graus não fazem muita importância, é mais para identificar o nível da doença.

369210589 7e28e4eed3 z F550x450 Como tratar esteatose hepáticaspcbrass / Flickr

Como tratar

O tratamento da doença esteatose hepática, não é específico para a doença, mais sim volta para as doenças que os pacientes apresentam junto com a esteatose hepática e os hábitos diários de vida, são o que mais ajuda nesse tratamento é a perda de peso. A prática diária de exercícios físicos é também um ponto importante que ajuda muito no tratamento, pois além da perda de peso ajuda também no controle do colesterol.

Uma opção também é procurar trocar os remédios dos pacientes, para que eles agem tanto no tratamento específico tanto quanto no combate a esteatose hepática. Não existe ainda nenhum com uma indicação formal.

Essa doença pode ser muito prejudicial à saúde se não for descoberta logo, por isso esteja sempre em dia com os seus exames de rotina e se você possui alguma doença que foi citada como fonte da esteatose, procure fazer o tratamento direitinho para não desenvolver esse tipo de doença.

(Imagem destaque: Sarah Korf / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post
  1. fui fazer um exame de rotina e um ultrassom dos rins e foi detectada esteatose hepática.Fiquei assustado mas a médica minimizou e passou hepatilon.ela disse que não é grave.mas o pcr deu 13.2.Como tratar.Tenho 170 e pedo 90 kg.não sou de ber mas bebi muito nas férias e depois disso surgiu tal sintoma.Tenho esofagite e hérnia Hiatal, como tratar?

  2. ONTEM COSULTEI UM MÉDICO IGNORANTE CHAMADO LEANDRO GUIMARAES DO HOSPITAL OSVALDO CRUZ.ELE FOI MUITO SECO E GROSSO.ARROGANTE COMO TODO JOVEM MÉDICO PLAYBOY.DISSE Q ERA O RESULTADO DE MINHA VIDA E QUE ISSO É DA IDADE E QUE NÃO TINHA PROBLEMA NENHUM E MANDOU IR EMBORA.ENTÃO COMO A CONSULTA É PAGA LHE PEDI UM LIPIDOGRAMA COMPLETO.ELE FEZ O PEDIDO E CARIMBOU COM O CARIMBO DO DR WALTER CASTRO.COMO PROCEDER PARA SE TRATAR COM UM MÉDICO IDIOTA DESSES?