Como tratar gengiva inflamada


800px-KaposisSarcomaFromCDC03-18-06

A gengiva é um tipo de tecido formado por fibras e mucosa que reveste toda a extensão óssea dos dentes. Uma gengiva saudável apresenta coloração rosa ou vermelho-brilhante, além de não conter os inchaços característicos da gengivite, uma inflamação originada pelo acúmulo de placas bacterianas na superfície da arcada dentária.

Este é um problema que afeta a estética e a saúde da boca como um todo, prejudicando a mastigação e a estrutura dos dentes, ou seja, a gengivite poderá ocasionar a perda parcial ou total deles caso não seja tratada eficientemente.

Gengiva Inflamada

A gengiva inflamada é perceptível pela coloração escura no tecido que reveste a estrutura óssea da arcada dentária. É um problema reversível, que necessita de tratamentos higiênicos e clínicos para ser superado totalmente.

800px Healthy gingiva Como tratar gengiva inflamadaMohamed Hamze/Wickmedia Commons

Uma pessoa com gengiva inflamada geralmente não utiliza fio dental, entendendo que a escova não é capaz de remover as micropartículas que se alocam entre os dentes. Em consequência disto, ocorre o sangramento durante a escovação, seguido do inchaço e da vermelhidão na gengiva, que passa a adquirir uma tonalidade mais escura que denuncia a progressão da gengivite no paciente.

Sintomas

A gengiva inflamada pode ser facilmente identificada pela aparência e a mudança natural da estrutura da gengiva, que vai ficando mais escura e inchada em decorrência da falta de higiene na cavidade bucal.

O paciente pode suspeitar que possui gengiva inflamada no surgimento dos seguintes sintomas:

  • Mau hálito;
  • Gengivas doloridas ao toque;
  • Inchaço aparente das gengivas;
  • Alteração na cor das gengivas, que passam da tonalidade rosa para coloração roxa ou negra.

Geralmente, a gengivite é causada pelo excesso de placas bacterianas nos dentes, uma consequência proveniente da falta de limpeza bucal diária. Porém, este tipo de inflamação também pode ocorrer por conta de mudanças hormonais, vícios em narcóticos, herança genética ou em casos de doenças funcionais e irreversíveis, como é o caso do diabetes e da AIDS.

Como tratar

Nos casos de gengivite desenvolvida, ou seja, quando toda a gengiva está inchada e com coloração escura, a principal recomendação aos pacientes é a consulta odontológica. Somente um dentista conseguirá retirar toda a placa impregnada no tecido fibroso que reveste os dentes, através de materiais específicos e técnicas que garantem a saúde bucal.

É importante seguir o tratamento recomendado por um dentista e investir nos cuidados de higiene diários, que são fundamentais para que o problema seja evitado e combatido da melhor forma possível. As dicas caseiras para o tratamento das gengivas inflamadas são:

  • Escovar os dentes ao acordar e após as principais refeições (almoço e jantar), começando pela utilização do fio dental;
  • Utilizar antissépticos bucais e soluções no combate aos germes e placas bacterianas;
  • Evitar o cigarro e outras substâncias tóxicas.

8219627587 3503490f7b Como tratar gengiva inflamadaorofacial/Flickr

Dica: Substitua o creme dental por bicarbonato de sódio uma vez na semana. Além de deixar os dentes mais brancos, ele ajudará na prevenção de inflamações e ameaças à saúde bucal.

Prevenir é o melhor remédio contra a gengivite. Procure um dentista e siga corretamente suas recomendações. Quanto antes o problema for superado, melhores serão os resultados estéticos e funcionais da gengiva.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Sol Silverman, Jr., D.D.S./Wickmedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post