Como tratar muco na garganta


muco_dest

Uma das sensações mais incômodas que existem é a de ter muco na garganta. Normalmente chamado de pigarro, o muco tem diversas razões de existir. Trata-se de um líquido espesso e pegajoso, que pode entupir o nariz e a garganta. A produção do muco é um processo natural do organismo, que o usa para se proteger. É também um sintoma de outras doenças, como gripes e infecções. Quando está só no nariz, o muco é mais fácil de lavar e tratar.  No entanto, quando na garganta, causa bastante irritação e é mais difícil de eliminar. As principais causas externas da produção de muco como forma de defesa do organismo são alergias, tabagismo, infecções ou outros problemas fisiológicos (desvio de septo, por exemplo).

muco3 Como tratar muco na garganta

Confira algumas dicas que podem te ajudar a se livrar deste mal tão incômodo.

Você vai precisar de: água, sal, vaporizador, óleo de eucalipto.

  • Beba bastante água. Além dos inúmeros benefícios já conhecidos, beber água ajuda a fluidificar o muco e torna mais fácil sua eliminação.
  • Faça gargarejo com água morna e sal por 1 minuto todos os dias de manhã até sentir que o muco está diminuindo.
  • Se tiver vaporizador de ar, acrescente gotas de óleo de eucalipto, que ajuda a aliviar a sensação de congestão.
  • Procure assoar o nariz frequentemente, com papel macio para não machucar o nariz. É importante entender que nariz e garganta estão ligados. Enquanto um tiver muco, o outro também será afetado.
  • Quando for tomar banho, respire o vapor e tente assoar o nariz . Além de limpar as vias superiores, esta prática ajuda a limpar as vias respiratórias inferiores.
    muco2 Como tratar muco na garganta
  • Se a causa for alérgica, aspire os ambientes mais críticos e limite a exposição a ambientes com fatores alérgicos – como casas de material de construção, ambientes que estejam sendo reformados e etc.
  • Procure ajudas e técnicas para parar de fumar, pois é um hábito que irrita a garganta e agrava problemas respiratórios, além de estimular a produção de mais muco para proteger a garganta dos efeitos do fumo. Fumar só vai causar casa vez mais muco em sua garganta.
  • Evite o consumo de alimentos, como laticínios, carne ou frituras, que aumentam a produção de muco e são vilões da digestão, causando irritação da garganta e, consequentemente, mais produção de muco.
  • Use um umidificador ou vaporizador névoa fresca em seu quarto à noite para fluidificar o muco. Isso ajuda a umedecer o ar e é particularmente útil durante o inverno.

É fundamental que os hábitos saudáveis adquiridos durante o tratamento sejam mantidos depois, para evitar um retrocesso no processo. Caso as dicas escritas aqui não resolvam ou aliviem seu problema, lembre-se de procurar um especialista para investigar as causas do problema.

14 replies to this post