Como tratar osteopenia


3811965172_a7191922dc

A osteopenia é um tipo de patologia que antecede a osteoporose. Tal patologia é ocasionada pela diminuição da quantidade de minerais (cálcio) nos nossos ossos.

Os nossos ossos são formados por três tipos de células que tem por finalidade, a reabsorção, formação e regulação da nossa estrutura óssea. Os oseócitos regulam a quantidade de cálcio nos ossos, os osteclastos reabsorvem as células velhas e os osteoblastos formam sempre as novas estruturas ósseas.

Quando nossos ossos estão saudáveis, as células acima mantém firme a estrutura óssea para que nós consigamos realizar nossas atividades básicas como andar, correr, acordar, dobrar o joelho e entre outras sem dificuldades, porém existem alguns fatores que quebram esse equilíbrio. E quando o desequilíbrio for na função dos osteócitos, significa que leva  a uma queda na quantidade de cálcio, levando assim a osteopenia, que não é uma doença propriamente dita, mas pode ser corrigida antes que evolua para osteoporose que é muito mais grave.

2730615706 1dbaf4764f 225x300 Como tratar osteopenia

Via Flickr

Tal patologia é mais comum em mulheres. O exame para descobrir a osteopenia é o exame densitometria óssea e também o da tomografia computadorizada. É mais comum também a osteopenia ocasionar mais em idosos devido que normalmente os ossos de pessoas mais velhas são mais usados e contém uma menor quantidade de cálcio nos ossos. Segue-se abaixo as dicas de como tratar essa patologia.

Os tratamentos para a osteopenia são:

  • Aumentar o consumo por alimentos ricos em cálcio, como o leite, e todos os seus derivados, como por exemplo, o queijo, requeijão, iogurte, brócolis, sardinha em lata, pudim, coalhada, sorvete, purê de batatas, ricota, creme de leite etc
  • Peça seu médico alguns suplementos a base de cálcio
  • Tome capsulas de cálcio também que ajudam a reforçar a carência de cálcio
  • Tome sol pelo menos uma vez ao dia por 10 minutos. Mas cuidado, pois o sol recomendado para se tomar é o de antes das 10 da manha e depois das 16 horas da tarde
  • Prátique alguma atividade física, seja ela correr, caminhar, jogar bola, nadar, jogar vôlei, jogar futebol, etc. Portanto, diga não para o sedentarismo
  • Talvez o seu caso seja um pouco mais grave, e possivelmente você necessite de exercícios físicos mais leves do que correr, jogar bola, etc. Então, seu médico pode recomendar uma fisioterapia, onde os exercícios são menos agressivos e podem diminuir a incidência de fratura do osso que está fraco
3248472826 0d815e5a7d 240x300 Como tratar osteopenia

Via Flickr

O que mais assusta nessa patologia é a falta de sintomas, então não pense você que as vezes por você não estar sentindo nada nos ossos, significa que você não tem com que se preocupar. Muito pelo contrário, sempre é bom estarmos atentos às doenças, e esse é caso, pois quando os sintomas começam a aparecer , significa que a osteopenia já virou osteoporose, aí o quadro para que você possa tratar a osteoporose é outro muito mais complicado.

Então, é necessário sempre possuir uma alimentação absurdamente rica em cálcio, desde criança até a velhice e também uma boa vida de exercícios físicos diariamente. Esse sempre será a melhor forma de prevenção de qualquer doença ou seja lá que for em relação a problemas de ossos.

Boa saúde sempre para todos vocês!