Como tratar queloide na orelha


5643424149_81fc62381f

Os queloides nada mais são do que uma produção exagerada de colágeno na pele.  O colágeno é uma proteína fundamental na constituição do tecido conjuntivo.

Os queloides aparecem na cicatricação de cortes, lesões cirúrgicas ou machucados na pele. É muito comum aparecer queloides na orelha na cicatrização de piercings ou brincos.

Os queloides são caracterizados por lesões fibroelásticas, proeminentes, em tons rosados, avermelhados ou marrons. Os queloides não possuem o risco de causar contágios, não causam dor e são inodoros.  Porém, um queloide na pele não é agradável esteticamente. Por este motivo é preciso retirá – lo.

Este tipo particular de cicatriz pode incidir em qualquer tecido da epiderme. Algumas etnias possuem maior probabilidade de desenvolver queloide como, por exemplo, os asiáticos, afro-descendentes e os latinos.

27 Como tratar queloide na orelha

Via Flickr

Há diversas técnicas e procedimentos médicos que foram desenvolvidos para a remoção do queloide como, por exemplo, a extração cirúrgica, radioterapia, crioterapia, terapia medicamentosa entre outros. Porém, é muito complicado extinguir o queloide. Até mesmo depois de retirado cirurgicamente podem desenvolver novamente.

Porém, contendo simples materiais em mãos o queloide pode ser tratado para que ele desapareça e não ressurja no mesmo local.

Um dos inconvenientes do queloide é que ele é progressivo, isto é, pode crescer com o tempo. Por isso é preciso começar o tratamento logo no início para poder remove lo com mais facilidade.

Para tratar queloides não é preciso ter experiência ou qualquer habilidade específica. Qualquer pessoa pode fazer sem encontrar dificuldade.

Para tratar queloide você vai precisar de:

  • Água morna
  • Um palito de sorvete ou uma colher de café
  • Uma colher de sopa de sal de cozinha
  • Uma xícara de café
  • Um chumaço de algodão

Passo a passo de como tratar queloide:

  1. Adicione a água morna na xícara de café até ficar na metade,
  2. Coloque uma colher de sopa de sal na água,
  3. Dissolva o sal na água mexendo com o palito de sorvete ou com a colher até que fique uma mistura homogênea,
  4. Molhe o chumaço de algodão na mistura,
  5. Retire o excesso de água do algodão apertando delicadamente o algodão com os dedos,
  6. Faça compressa com o algodão em cima do queloide,
  7. Deixe a região que estiver o queloide secar naturalmente, não enxague.
  8. Repita este procedimento 3 vezes durante o dia ou quantas vezes achar necessário,
  9. Continue fazendo compressas diariamente até que o queloide diminua ou desapareça por completo.
close queloide orelha 200x300 Como tratar queloide na orelha

Via Flickr

Dicas:

O tratamento para a diminuição ou remoção do queloide com compressas de água e sal pode ser lento. Não tem um tempo determinado para surgir efeito. Mas geralmente leva de um a dois meses de tratamento continuo.

Caso o queloide não desapareça em três meses é aconselhável procurar um dermatologista de confiança.

Qualquer pessoa pode desenvolver um queloide na orelha durante a vida. Por ficar visível e perto do rosto é esteticamente importante remove ló. Seguindo as instruções e dicas deste tutorial o queloide é removido. Esta técnica caseira é simples, econômica, prática e muito eficiente. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !