Como treinar um cachorro


800px-Dog_argentynski

Engana-se quem acha que treinar cães é para fins de adestramento e demonstrações artísticas. O treinamento é uma forma de garantir aos animais de estimação uma melhor qualidade de vida e de relacionamento com as pessoas da casa.
O principal requisito para que alguém treine um cão é, basicamente, gostar de animais, sobretudo de cães, além de ter vocação, dedicação e persistência, pois poderá ser mais difícil para o treinador entender a linguagem corporal do animal do que dele próprio responder ao treinamento.

Dog training F550x450 Como treinar um cachorroWikimedia Commons

Como treinar um cão

1- O primeiro passo é entender o básico sobre o animal: seus costumes, manias e entender a linguagem corporal e sons que o cão emite. Não há como treinar sem conhecer o animal que será treinado, isso é básico e se o internauta está lendo esse artigo é porque gosta e conhece o básico sobre cães, sendo assim passe para o passo 2.

2- O treinamento precisa começar no dia em que leva o cão para casa, seja ele filhote ou adulto. É importante salientar também que carinho funciona e bater não, afinal o cão não sabe o que significa apanhar, ele não vai aprender que não deve fazer as necessidades dentro de casa porque apanhou. Ele não faz essa ligação. Já o carinho e a recompensa ele entende bem.

Peteca dog F550x450 Como treinar um cachorroWikimedia Commons

3- Ao pegar o cão fazendo algo certo, como roendo o brinquedo que comprou para ele, elogie-o e lhe faça carinho. Já se pegar o cão roendo um calçado, almofada, tapete ou qualquer coisa que não possa ser destruído por ele, não grite, nem bata, apenas substitua o objeto pelo brinquedo e se ele passar a roer o brinquedo, elogie-o. Acredite: ele entende carinho e elogio, mas se assusta com gritos e não entende nada quando apanha.

4- O aprendizado deve acontecer não só com exercícios didáticos, mas também com brincadeiras. Só obrigações deixa qualquer um entediado, inclusive os cães.

800px Dog retrieving stick F550x450 Como treinar um cachorroWikimedia Commons

5- Dica de exercício:
Use alguns pedaços de salsicha para despertar o interesse do cão em fazer o exercício.
Dê um comando ao cão, dizendo com voz firme “deita” e demonstre deitando-se também, a medida que o cão obedece o comando, elogie-o e dê um pedaço de salsicha. Repita mais algumas vezes até que ele memorize, pois o cão memoriza com a repetição.
Próximo passo: dê o comando “deita” e quando o cão estiver na posição solicitada se afaste alguns passos e em seguida se ajoelhe com um pedaço de salsicha na mão.
Em seguida, chame-o: ” Vem, rasteja!” e mostre o alimento à ele; abaixe a mão e com a salsicha próxima do chão faça o percurso que deseja que o cão faça.
Se o seu cão estiver ansioso pelo alimento e se levantar, comece o exercício de novo, mas se ele rastejar mesmo que seja pouco, dê a salsicha, elogie-o e lhe dê carinho. Pois e dessa forma que irá fazê-lo avançar no processo de treinamento. Com essa mesma técnica é possível ensinar o cão a deitar e rolar.

Workin dog F550x450 Como treinar um cachorroWikimedia Commons

Dica

  • Dar uma recompensa é um dos truques mais utilizados para treinar cães, por isso, os treinamentos não devem ocorrer logo após as principais refeições.
  • Lembre-se que dedicação e persistência fazem parte dos requisitos necessários para ensinar o seu cachorro a sentar, deitar e a se comportar adequadamente, tenha paciência e persista.

Aproveite essas dicas e ensine seu animalzinho de estimação, é bom para ele, bom para toda sua família.

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !